Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,78
Notícias
Principal   Notícias
 

26/11/2019
Vida nova em novo endereço: saiba como está a adaptação da figueira transplantada em Viamão

Um transplante inusitado em meio ao fluxo da cidade, sabe do que se trata? É a remoção da figueira centenária, na parada 36, que já completou um ano. Implantada numa área do Parque Saint Hilaire, em local que se enxerga da RS 040, a figueira dá indícios de nova vida. É o verde dos brotos que tomam espaço nos galhos e confirmam que a operação deu certo. Para o gestor do Parque Saint Hilaire, Fabio Mendes, que foi responsável pelo transplante, a árvore aponta sinais de avanço e adaptação positiva ao ambiente. “Escolhemos um local próximo de onde ela estava, no Parque, que por ser uma área de conservação, deixa a figueira mais protegida”, diz Fábio.  

O transplante é um recurso muito utilizado em situações como a de Viamão, que optou pela remoção do vegetal para realização da faixa exclusiva de ônibus. Em Harmonia, no interior do RS, foi realizado um transplante de figueira centenária em novembro de 2017, com a finalidade de pavimentar a via onde a árvore estava. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente de Viamão, o procedimento é comum, mas envolve riscos que devem ser analisados e monitorados antes, durante e após a remoção. Este é papel que o gestor realiza atualmente. De tempos em tempos, a figueira centenária é inspecionada e os dados sobre a implantação são relatados. “Com o último comparativo de novembro, é perceptível o avanço da adaptação mesmo com o clima mais quente, que poderia afetar o desenvolvimento da árvore”. A figueira já se tornou atrativa para os pássaros, que aproveitam os galhos novos para fazerem pequenos pousos. 

Relembre o transplante da figueira:

Em abril de 2018 foi realizado o transplante da figueira centenária, na parada 36, para viabilizar a criação da faixa exclusiva de ônibus. Segundo dados da Empresa Pública de Trânsito de Viamão - EPTV, a faixa possibilitou a diminuição do tempo de deslocamento dos coletivos até Porto Alegre em horário de pico (das 06h às 09h). Ocupando parte da via, na RS 040, o transplante da figueira foi a solução para possibilitar a Faixa Azul. O local escolhido para a implantação da árvore foi o Parque Saint Hilaire, cerca 300 metros de onde estava.

O procedimento passou por todos os trâmites legais e teve monitoramento integral de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município. O deslocamento foi feito de modo apropriado e o local onde foi implantada a árvore teve preparo prévio do solo. Somente no dia do transplante foram utilizados 10 mil litros de água, além de terra preta e grãos. 

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2019.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia