26 NOV 2019
Educação e Saúde juntas para cuidar dos sorrisos

Um projeto, inédito em Viamão, está percorrendo todas as 61 escolas da rede municipal. No primeiro semestre, a Secretaria da Educação adquiriu e equipou uma unidade móvel para Saúde Bucal. Articulou parceria com a Secretaria da Saúde para que duas vezes na semana pudesse levar atendimento odontológico às escolas.

De agosto até agora já foram atendidas 110 crianças. Destas, 74 tiveram alta. São realizados procedimentos da atenção básica, como restaurações, extrações, limpezas, orientações de higiene bucal e aplicações tópicas de flúor. A ação visa que todos os sorrisos sejam bonitos e saudáveis.

A odontopediatra Isabela Barbosa, que está percorrendo as escolas com a unidade de saúde bucal, explica que na consulta passa todas as dicas para que as crianças façam a higiene corretamente e tenham dentes saudáveis. “Muitas delas necessitam de somente duas consultas. Outras necessitam um pouco mais.” Os estudantes recebem escova, pasta e fio dental.

Gabriel Otto, 7 anos, está no 1º ano e já sabe ler e escrever. Segundo sua mãe, Marise Jadiscke, o que falta ele aprender é escovar corretamente seus dentinhos. Agora a preocupação aumenta porque a dentição de leite está começando a dar lugar à permanente. Muito tenso, Gabriel sentou na cadeira odontológica. Depois de algum tempo começou a relaxar, quando percebeu que não ia doer. O diagnóstico de Isabela foi que estava tudo certo com os dentinhos de Gabriel. “Só tem que escovar bem os dentes, principalmente os de trás, porque já são permanentes.”

A Unidade de Saúde Bucal atende hoje (26) e amanhã (27) na Escola Castelo Branco, no Centro. Na semana que vem, a Unidade estará na Possidônio da Cunha. É feita uma avaliação previamente e as consultas são agendadas com hora marcada, para que o responsável possa estar presente e assinar o procedimento.