19 NOV 2019
Um VIDA sem violência

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRM), está organizando uma tarde para que todas as mulheres que utilizam a Rede de Acolhimento tenham acesso às informações. Será no dia 25, no Sesc Viamão, das 13 às 17h30.
O tema do encontro será “Uma Vida sem Violência – Um Direito de Todas as Mulheres” e terá serviços de saúde, acolhimento espiritual, oficinas de turbante, parceria com o Senac para corte de cabelo e manicure. Também estarão presentes a Patrulha Maria da Penha (BM), Coordenadoria da Mulher, OAB e Promotoria de Justiça.
A atividade faz parte dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero. A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A violência sexista está em todos os lugares onde convivem homens e mulheres. Porém, é dentro de casa mesmo que ela acontece com muito mais frequência. Os agressores das mulheres costumam ser seus maridos, namorados, pais, parentes, colegas de trabalho.
Mas a violência não é só a física. Existe a psicológica, que objetiva destruir a autoestima, a moral ou a autoconfiança da mulher, gerando medo e dependência. Faz parte desse processo ameaças, xingamentos, gritos, imposição do medo, humilhação, reclamação excessiva das coisas que ela faz. Também tem a violência patrimonial, que é outra forma de fragilizar a mulher pela destruição de seus objetos, documentos ou venda de bens pertencentes a ela ou mesmo à família.

Saiba mais:
O quê? Tarde com painéis para as usuárias que acessam a Rede de Atendimento
Quando? Dia 25 de novembro
Onde? No SESC Viamão (rua Alcebíades Azeredo dos Santos, 457 – Centro)
Horário? Das 13 às 17h30