08 NOV 2019
Leandro Karnal e Vanessa da Mata brilham na primeira noite

O momento de abertura da 15ª Feira Literária de Viamão levou cerca de três mil pessoas para a Praça da Matriz. Ao longo do dia, mais de cinco mil visitaram a feira, que começou às 8h da manhã.

O prefeito, André Pacheco, destacou que a Feira vem crescendo ano a ano e tornando-se referência no calendário Estadual. “Mais do que um grande evento, estamos estimulando a leitura, o conhecimento e a formação cultural dos estudantes e da comunidade viamonense. Nossa gestão tem consciência da importância de investir em educação, pois é através dela que se dá o desenvolvimento de uma sociedade. E o nosso patrono, Odilon Ramos, representa a história e o tradicionalismo. Estou muito feliz por fazer parte desta festa do conhecimento e da educação”.

O patrono desta edição, o poeta e declamador Odilon Ramos, disse estar muito grato às pessoas que o indicaram para ser Patrono. “Me sinto muito honrado. Já morei em Viamão quando tinha 9 anos e estudei na escola Setembrina. E hoje, mais ainda, estou muito feliz em estar aqui e lançar o meu sexto livro – 50 Anos de Poesia”.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, expressa que a educação, a cultura, a arte e a música faz uma grande diferença na vida das pessoas. “Estamos construindo juntos um mundo mais democrático e inclusivo.”

Ética como valor e estratégia

O doutor em história social pela Universidade de São Paulo (USP), professor na Universidade Estadual de Campinas e com estudos na área de cultura, sociabilidade, religião, história, gestão e negócio e temas contemporâneos, Leandro Karnal, morou em São Leopoldo e falou que vinha a Viamão assistir às corridas no Autódromo de Tarumã.

Karnal falou sobre a importância da educação e da cultura na vida das pessoas. “Quanto mais se lê, mais culto ficamos. O nosso vocabulário aumenta e nossa forma de nos expressarmos também melhora.” Em sua palestra, “Ética como Valor e Estratégia”, Karnal ressalta que existir é lidar como desvio. “É importante que deixemos um legado ético e que isso seja ensinado desde cedo para as crianças, pois é neste momento que as bases éticas são construídas no ser humano”.

Para ele, a literatura é uma grande companhia e faz pensar nos valores. “Um livro te espera até o momento que você está preparado para lê-lo e compreendê-lo, fazer sentido na vida. Por isso quando lemos o mesmo livro em vários momentos da nossa vida, temos uma compreensão diferente. O importante é você ler e fazer sentido para você melhorar. Temos essa oportunidade de evoluir até a morte, cada um no seu tempo. Sempre é uma escolha. Ser ético é uma escolha”, encerra.

Vanessa da Mata

A grande atração da noite de abertura da 15ª Feira Literária de Viamão foi a cantora e compositora Vanessa da Mata, que trouxe sua banda e apresentou o show que está em turnê “Quando deixamos nossos beijos na esquina”. O cenário, predominando o vermelho, tinha beijos e flores. A banda também vestia vermelho e a cantora entrou no palco enrolada em um tecido vermelho, simbolizando o nascimento, a vida.

O show surpreendeu o público e teve mais de uma hora e meia de duração. Entre uma música e outra, Vanessa interagia com o público e contava um pouquinho da sua vida. Ao final do show, a cantora voltou atendendo ao chamado do público. Sucessos como “Boa sorte”, “Não me deixe só” e “Ainda bem”, levaram o público a cantar junto, como um grande coral. Mesmo cansada após o show, Vanessa pousou para fotos com o público e atendeu à imprensa. Muito simpática, ela disse que estava muito feliz por estar em Viamão e receber toda a energia positiva do público que a prestigiou.