22 OUT 2019
SAÚDE
Seminário apresenta a realidade dos serviços e discute políticas públicas para os idosos

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde, promoveu o 1º Seminário de Vigilância em Saúde Direcionado ao Idoso nesta terça-feira, dia 22. O evento foi direcionado a profissionais da saúde e da assistência social que atendem aos idosos e teve por objetivo apresentar a realidade dos serviços e construir políticas públicas para promover a qualidade de vida e reduzir riscos à saúde do idoso.

O diretor de Vigilância em Saúde, Samuel Severo, ressaltou que o DVS realiza um trabalho de prevenção e de promoção à saúde do idoso, fiscalizando e garantindo os seus direitos.  O secretário adjunto da Saúde, Fabrício Ollermann, destaca que a Secretaria da Saúde está buscando a qualidade no atendimento ao idoso. O deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, doutor Thiago Duarte, disse ser parceiro na construção de políticas públicas adequadas ao idoso, garantindo saúde, assistência e direitos.

O professor aposentado Nereu Haag apresentou dados do último Censo (2010) sobre o número de idosos e expectativa de vida. Em 2010, a expectativa de vida era de 75 anos. A projeção para 2050 é de que a expectativa de vida chegue a 81 anos. “Das 20 cidades brasileiras com maior número de idosos, 18 são gaúchas”, assegura Haag. Em Viamão vivem hoje cerca de 25 mil idosos, representando 11% da população.

Além da apresentação dos serviços e dados do Conselho Municipal do Idoso, das políticas no SUAS, das fiscalizações de casas-lares e asilos, que ocorreram pela manhã, houve troca de conhecimentos e experiências. À tarde foram abordadas as doenças prevalentes em idosos, as ações da Secretaria de Saúde voltadas para a terceira idade, bem como a garantia de direitos através do Ministério Público.