07/08/2019
Dom Diogo é RS que Inspira

Hoje vamos falar de iniciativas inspiradoras na Educação que será destaque no caderno RS que Inspira, da Zero Hora, no dia 18 de agosto. Vamos falar da EMEF Dom Diogo de Souza e seu projeto de Xadrez. Da escola que ensina álgebra e estratégias de xadrez nas aulas de matemática. Da escola que está localizada no Valença, e que é Bicampeã da Copa Brasil de Xadrez Escolar.

Foi um projeto que iniciou em 2015, numa aula de matemática, com 30 alunos. De lá para cá, o xadrez ganhou proporção e, hoje, está inserido no currículo escolar, abrangendo todos os 650 estudantes, desde a educação infantil e foi fundado o Dom Diogo Xadrez Clube (DDXC).

O que isso mudou? A comunidade está integrada na escola, as crianças acreditam nos seus potenciais e têm perspectiva de buscar uma realidade melhor para si e sua família. O Ideb da escola cresceu. Passou de 3,8 em 2016, para 5,0 em 2017. São mais de 40 competições em diversos municípios, por ano, proporcionando troca de experiências e maior integração entre os alunos, equipe diretiva, professores e pais. O xadrez contribui e muito no aprendizado porque exige concentração, memória, estratégias, o pensar antes de agir. Estimula o pensamento crítico, o respeito às regras. Fomenta a capacidade de organização e o equilíbrio entre o racional e o emocional.

Nesse ano, a Dom Diogo concorre ao Tricampeonato da Copa Brasil de Xadrez Escolar, em São Gabriel, e dia 19 de setembro viaja para Minas Gerais para participar de um campeonato pela Confederação Brasileira de Xadrez que classifica a equipe vencedora a concorrer a títulos internacionais.