Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,78
Notícias
Principal   Notícias
 

09/07/2019
Crianças são acompanhadas para avaliar nível de aprendizagem

No Programa de Ensino Estruturado é assim: No 1º ano, as crianças são acompanhadas individualmente. Realizam quatro testes para ver como está sendo o crescimento da sua aprendizagem. Nesta semana, está sendo realizada a segunda testagem para acompanhamento do crescimento do aprendizado de cada aluno. O teste é aplicado pelo coordenador, que avalia a habilidade de decodificação, a fluência de leitura, a compreensão e a expressão oral.

A partir desse indicador é norteado o processo de planejamento para seguimento do trabalho ou dos conteúdos que precisam ser recuperados para que todos os integrantes da turma tenham a mesma compreensão e o mesmo aprendizado. A coordenadora pedagógica da escola São Jorge, Maiara Nystron, realizou o teste com as duas turmas de 1º ano. Na sua visão, elas estão bem homogêneas. Uma está com 37% e a outra com 41% do cumprimento da meta de 70%, que deve ser alcançada até o final do ano.

“Estamos no final do primeiro semestre e a maioria das crianças já sabe ler. Isso deixa eu e os professores muito satisfeitos. Sem o Sistema de Ensino Estruturado, como no primeiro semestre do ano passado, era uma minoria que lia neste período do ano. Se uma criança está com dificuldade em algum fonema, passamos exercícios para casa, para os pais, em conjunto com o professor, ajudarem a conseguir vencer a dificuldade. E, o resultado positivo é conquistado no próximo teste. Agora a família sabe que também tem a sua parte de contribuição e que a assiduidade do aluno é muito importante no processo de aprendizagem”, explica Maiara.

Ágata Neves, 6 anos, adora estar na escola e junto a seus colegas. Agora que já sabe ler, procura se aventurar no mundo da imaginação com as histórias de Cinderela, Cachinhos Dourados e Branca de Neve. Também é fã dos minilivros e gosta de pintar as histórias. “Depois de aprender a ler eu sou mais feliz!”

Matheus Ayres, 7 anos, e Laura Riccardi, 6 anos, também estão adorando ler. Matheus fala que o que mais gosta mesmo é ver os olhos de felicidade da sua mãe quando o vê lendo. “É muito bom fazer minha mãe feliz!”

 
 
 
 
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2019.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia