Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
09
09 JUL 2019
EDUCAÇÃO
Crianças são acompanhadas para avaliar nível de aprendizagem
enviar para um amigo
receba notícias

No Programa de Ensino Estruturado é assim: No 1º ano, as crianças são acompanhadas individualmente. Realizam quatro testes para ver como está sendo o crescimento da sua aprendizagem. Nesta semana, está sendo realizada a segunda testagem para acompanhamento do crescimento do aprendizado de cada aluno. O teste é aplicado pelo coordenador, que avalia a habilidade de decodificação, a fluência de leitura, a compreensão e a expressão oral.

A partir desse indicador é norteado o processo de planejamento para seguimento do trabalho ou dos conteúdos que precisam ser recuperados para que todos os integrantes da turma tenham a mesma compreensão e o mesmo aprendizado. A coordenadora pedagógica da escola São Jorge, Maiara Nystron, realizou o teste com as duas turmas de 1º ano. Na sua visão, elas estão bem homogêneas. Uma está com 37% e a outra com 41% do cumprimento da meta de 70%, que deve ser alcançada até o final do ano.

“Estamos no final do primeiro semestre e a maioria das crianças já sabe ler. Isso deixa eu e os professores muito satisfeitos. Sem o Sistema de Ensino Estruturado, como no primeiro semestre do ano passado, era uma minoria que lia neste período do ano. Se uma criança está com dificuldade em algum fonema, passamos exercícios para casa, para os pais, em conjunto com o professor, ajudarem a conseguir vencer a dificuldade. E, o resultado positivo é conquistado no próximo teste. Agora a família sabe que também tem a sua parte de contribuição e que a assiduidade do aluno é muito importante no processo de aprendizagem”, explica Maiara.

Ágata Neves, 6 anos, adora estar na escola e junto a seus colegas. Agora que já sabe ler, procura se aventurar no mundo da imaginação com as histórias de Cinderela, Cachinhos Dourados e Branca de Neve. Também é fã dos minilivros e gosta de pintar as histórias. “Depois de aprender a ler eu sou mais feliz!”

Matheus Ayres, 7 anos, e Laura Riccardi, 6 anos, também estão adorando ler. Matheus fala que o que mais gosta mesmo é ver os olhos de felicidade da sua mãe quando o vê lendo. “É muito bom fazer minha mãe feliz!”

Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia