Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,91
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
17
17 JUN 2019
SAÚDE
Vigilância em Saúde inicia trabalho em rede para Cultura da Paz
Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2

Aí você pergunta o que a Vigilância em Saúde tem relação com a Cultura da Paz. A resposta é tudo. A Secretaria Municipal da Saúde deu hoje o pontapé inicial para mudar o jeito de atender e notificar todo e qualquer caso de violência contra o trabalhador. A coordenadora das Doenças de Agravos não Transmissíveis (Dante), Simone Maciel, verificou o baixo número de notificações de casos de violência do município para o Estado, visto que os profissionais que acolhem as pessoas não sabem como identificar ou abordar o usuário que procura atendimento.

Então, hoje, dia 17, duas profissionais da Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado – Rejane Oliveira e Rosângela Cunha – estiveram sensibilizando os enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, ONGs, professores, conselheiros tutelares, entre outros profissionais que acolhem diariamente a população para preencher fichas notificatórias e enviá-las para a Dante. Isso vai gerar dados para o município e mais recursos para serem aplicados em saúde.

O secretário de Saúde, Carlito Nicolait, ressalta que será um novo olhar para o cidadão. “Queremos olhar o cidadão como um todo e para isso é necessário que a nossa rede de serviços converse entre si e saiba identificar a causa da procura por atendimento. Muitas vezes o cidadão, que também é um trabalhador, sofre violência, seja ela física ou psicológica, e acaba transmitindo essa violência recebida, gerando ainda mais violência a outras pessoas. Vamos trabalhar com a prevenção da violência e promoção da cultura da paz, com acolhimento, orientação, fortalecendo e qualificando a relação em rede”, explica Nicolait.

E como isso irá acontecer na prática?

“É um trabalho de formiguinha, que irá repercutir a longo prazo na cidade. Hoje foi só a sensibilização para iniciarmos este trabalho. No decorrer, estaremos qualificando os profissionais para que todos saibam identificar a situação de violência e fazer a notificação para o Dante. Identificando as causas, cruzando os dados, montaremos o perfil do trabalhador e da situação de violência e, assim, poderemos orientar corretamente para que ele não volte a adoecer por esta causa. Poderemos empoderá-lo para que ele saiba tomar as providências quanto à situação de violência em que está inserido e não gerar mais violência. Isso é ter um olhar sensível  e se colocar no lugar do outro, construindo uma rede acolhedora, da cultura de paz”, conclui Simone Maciel.

Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamão/RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2020.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia