14/06/2019
Viamão será sede de evento sustentável pela referência em produção orgânica

O prefeito, André Pacheco, participou de um encontro no Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), com a presença do Lama Padma Samten, para tratar de um evento que une diversas entidades preocupadas com a sustentabilidade do planeta. Viamão possui a maior área rural da Região Metropolitana de Porto Alegre, com produção de alimentos orgânicos. Dos seis mil produtores orgânicos cadastrados em todo o Rio Grande do Sul, 400 são de Viamão.

“O município é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e cerca de um terço dos produtos orgânicos da Feira Ecológica da Redenção são oriundos de Viamão. Temos aqüíferos, bacias leiteiras, povos tradicionais, entre outros. E a proposta vem ao encontro do Centro de Agronegócios que será implantado junto à antiga sede do 18º Batalhão da Brigada Militar. Já adquirimos produtos da merenda escolar dos produtores orgânicos e isso está contribuindo para a saúde das nossas crianças”, explica Pacheco, que irá designar as Secretarias da Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente para tratar do evento que tem previsão para acontecer ainda este ano.

Também estão inseridos na organização do evento, que deve ter cunho não só municipal, mas como também regional, o Instituto Caminho do Meio (ICM), Associação Gaúcha de Proteção ao Meio Ambiente Natural Instituto Zen Maitreya (Agapan), Emater Porto Alegre, Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Ifrs) e Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão (Ecoviamão).