06 JUN 2019
Saiba como cuidar de sua muda

Estamos na Semana do Meio Ambiente, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) doou mudas nativas. Mas e agora, como eu faço para plantar e manter minha muda viva? “Plantar uma árvore é bem simples, mas manter a sua sobrevivência não é tão simples quanto parece. É necessário paciência e dedicação para que a árvore cresça, se desenvolva e dê flores e frutos”, assegura o biólogo da Semma, Fábio Mendes.

Passo a Passo Para Cultivar Mudas de Árvores:

Passo 1 – Escolhendo o local – Quando for escolher um local, lembre-se de que ela permanecerá por muitos anos naquele lugar e a tendência da muda é crescer. Então, ela não pode ser plantada perto de prédios, muros, rede elétrica e esgotamento sanitário ou pluvial. Deve-se respeitar uma distância mínima de 3 metros entre outras árvores.

Passo 2 – Cova e plantio – Fazer um cova com aproximadamente 50cmX50cmX50cm, utilizar terra preta para preenchimento da cova. A medida é uma boa quantidade de terra vegetal e húmus, meio a meio. Pode-se também acrescentar uma parte de areia para equilibrar o pH da mistura e facilitar a permeabilidade da água. Forre o fundo do buraco com quantidade suficiente para nivelar a muda com o solo. Com cuidado, retire o plástico que envolve a muda e a coloque no buraco. Utilize o restante da mistura para preencher as laterais, envolvendo o torrão. Pode-se utilizar uma estaca de madeira para fixação e amarrá-la com uma tira de pano ou barbante em formato de infinito.

Passo 3 – Rega – Mantenha sempre em dia a rega da planta. Na primeira semana, regue a muda diariamente, com o cuidado para não encharcar o solo. Água em excesso pode causar problemas como o apodrecimento das raízes. Em dias nublados e com chuva, não é necessário regar. A partir da segunda semana, regue em dias alternados. Durante os dois primeiros anos, você pode repetir a adubação mensalmente.