31 MAI 2019
Se você quer parar de fumar, nós te ajudamos!

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco! Dia de tomar uma decisão e parar de fumar. Você sabe que a Secretaria Municipal de Saúde pode te ajudar? Basta querer! Aqui em Viamão existem quatro unidades de saúde que realizam um tratamento para as pessoas que querem parar de fumar, mas não conseguem: UBS Águas Claras; UBS Luciana; UBS Monte Alegre; e, UBS Santa Isabel.

Quem fuma pode ficar dependente da nicotina, substância tóxica presente no tabaco, que provoca uma série de doenças graves e fatais, como vários tipos câncer e complicações cardiorrespiratórias. Essa dependência química causada pela nicotina é reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde desde 1997.

Como funciona o tratamento?

O fumante se inscreve em uma das quatro unidades de saúde para participar de um encontro. Neste encontro, são esclarecidas todas as dúvidas e é explicado como será feito o tratamento. São três meses de uso de adesivo, com a concentração de nicotina sendo reduzida gradualmente. O acompanhamento é feito por uma enfermeira, agentes comunitários de saúde e uma médica, que poderá receitar outras medicações, se for necessário. Mas o primeiro passo é a pessoa querer parar de fumar.

A UBS Luciana, localizada na rua Zilda de Abreu, s/nº, Santa Isabel, abre um novo grupo toda primeira terça-feira de cada mês. O próximo grupo inicia dia 4 de junho e a lista de inscrição já está aberta. Os encontros são na própria unidade, todas as terças-feiras, às 15 horas. De acordo com a enfermeira Letícia Schwingel, no primeiro mês os encontros são semanais. “A partir do segundo mês, dependendo do estado emocional do paciente, os encontros passam a ser quinzenais.”

Greice Martins, 36 anos, passou 19 anos de sua vida fumando e agora está a quase seis meses sem a nicotina. “Eu já tinha tentado parar de fumar algumas vezes, mas não consegui, porque precisava de um apoio. Então, quando soube do grupo aqui na UBS Luciana eu me inscrevi. As agentes de saúde criaram um grupo no Whatsapp para nos acompanhar e nos motivar a ficar sem o cigarro. Não foi fácil as duas primeiras semanas. Depois o organismo vai aceitando. Hoje, estou muito feliz com a minha decisão e sou eternamente grata a este grupo aqui da unidade.”

Os agentes comunitários de saúde Ana Gonçalves, Elisângela da Costa e William Machado criaram o grupo no Whatsapp “Tabaco, tô fora” para acompanhar e ajudar com palavras de otimismo quem decidiu parar de fumar. Só neste ano, já são 20 fumantes a menos na região. A médica Francine Berlesi faz questão de estar presente nos encontros e avalia cada paciente um a um. Se considerar necessário a introdução de medicação para ansiedade, o paciente recebe a medicação.

Por motivos de saúde, Sônia Vidal, 58 anos, decidiu parar de fumar. Fumante há 43 anos, cerca de duas carteiras por dia, Sônia acabou gerando um enfisema pulmonar, com muita dificuldade para respirar. “Até para caminhar, subir escadas, eu tinha falta de ar. Depois que entrei para o grupo e eliminei o tabaco da minha vida, eu estou tendo outra vida. Estou mais disposta, comecei a fazer caminhadas, melhorei meu humor e sou mais feliz.”

Benefícios:

•        Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

•        Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue;

•        Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;

•        Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor;

•        Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;

•        Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora;

•        Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade;

•        Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.