16 MAR 2019
Equipes complementares da saúde mental atuam em três unidades

Você sabia que as Unidades de Saúde Santa Isabel, Orieta e Centro possuem grupos de Saúde Mental? Os grupos de Saúde Mental são uma modalidade terapêutica coletiva que acolhe as pessoas que apresentam sofrimento psíquico leve a moderado, bem como, quem teve alta do tratamento nos CAPS.

Os grupos são realizados pelos técnicos das Equipes Complementares da Saúde Mental e por profissionais da unidade de saúde, conjuntamente. De acordo com a coordenadora das Equipes Complementares da Saúde Mental, Renata Schorn, a ideia é que a equipe de saúde mental faça o trabalho em conjunto com a equipe da unidade de saúde. “Entramos na unidade, formamos o grupo, realizamos o trabalho, instrumentalizamos a equipe e nos retiramos para que a equipe tenha autonomia para seguir sozinha com o trabalho e dar continuidade às ações”, explica Renata.

O trabalho possui frequência semanal. Planeja e auxilia quanto à organização relativa às renovações de receitas psicotrópicas, além de instrumentalizar as equipes com questões relativas à saúde mental, com discussão de casos. Também realiza intervenções conjuntas, como visitas domiciliares, atendimentos, grupos e oficinas.

Ou seja, as ações de Matriciamento das Equipes Complementares da Saúde Mental, têm como objetivo fortalecer e ampliar a rede de cuidado em saúde mental na atenção básica, bem como qualificar as intervenções deste nível de atenção, no que se refere à promoção, prevenção e tratamento das questões de Saúde Mental, visando maior autonomia das equipes de Unidades Básicas de Saúde/Estratégia de Saúde da Família. As equipes Complementares de Saúde Mental são formadas por uma coordenadora (psicóloga), uma enfermeira, uma fonoaudióloga e dois psicólogos.

VINCULADOS À PÁGINA: