Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
16
16 MAR 2019
SAÚDE
Equipes complementares da saúde mental atuam em três unidades

Você sabia que as Unidades de Saúde Santa Isabel, Orieta e Centro possuem grupos de Saúde Mental? Os grupos de Saúde Mental são uma modalidade terapêutica coletiva que acolhe as pessoas que apresentam sofrimento psíquico leve a moderado, bem como, quem teve alta do tratamento nos CAPS.

Os grupos são realizados pelos técnicos das Equipes Complementares da Saúde Mental e por profissionais da unidade de saúde, conjuntamente. De acordo com a coordenadora das Equipes Complementares da Saúde Mental, Renata Schorn, a ideia é que a equipe de saúde mental faça o trabalho em conjunto com a equipe da unidade de saúde. “Entramos na unidade, formamos o grupo, realizamos o trabalho, instrumentalizamos a equipe e nos retiramos para que a equipe tenha autonomia para seguir sozinha com o trabalho e dar continuidade às ações”, explica Renata.

O trabalho possui frequência semanal. Planeja e auxilia quanto à organização relativa às renovações de receitas psicotrópicas, além de instrumentalizar as equipes com questões relativas à saúde mental, com discussão de casos. Também realiza intervenções conjuntas, como visitas domiciliares, atendimentos, grupos e oficinas.

Ou seja, as ações de Matriciamento das Equipes Complementares da Saúde Mental, têm como objetivo fortalecer e ampliar a rede de cuidado em saúde mental na atenção básica, bem como qualificar as intervenções deste nível de atenção, no que se refere à promoção, prevenção e tratamento das questões de Saúde Mental, visando maior autonomia das equipes de Unidades Básicas de Saúde/Estratégia de Saúde da Família. As equipes Complementares de Saúde Mental são formadas por uma coordenadora (psicóloga), uma enfermeira, uma fonoaudióloga e dois psicólogos.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria da Saúde
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia