20 DEZ 2018
Ajudantes do Papai Noel entregam cartinhas e presentes de Natal

Fazer a diferença na vida das pessoas e plantar uma sementinha para um futuro, com mais amor e menos violência. Esse é o principal objetivo do Criança Feliz PIM, que hoje atende as regiões das Augustas, Monte Alegre e Martinica. O município aderiu ao programa em 2013 e hoje atende a aproximadamente 400 famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, e conta com 45 visitadores. As visitas acontecem uma vez na semana e tem a duração aproximada de 30 a 40 minutos.

Os visitadores trabalham com o estímulo precoce ao desenvolvimento infantil através do brincar, confeccionam brinquedos a partir de materiais recicláveis, organizam festas de integração e agora até ajudam o Papai Noel a receber as cartinhas das crianças das famílias inseridas no programa. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Michele Galvão, a ideia de estimular as crianças e suas famílias a escreverem uma cartinha para o Papai Noel, partiu dos visitadores e foi acolhida por padrinhos que atenderam aos pedidos de cada cartinha. Foram 518 cartas, no total. Só a região Monte Alegre escreveu 76 cartas ao Papai Noel.

Hoje foi o dia da família de Ana Cristina Mendes, da Monte Alegre, receber as visitadoras Carolina, Priscila e Aline. Carolina acompanha há um ano o desenvolvimento do pequeno Vítor Rafael, 1 ano e 4 meses, que é irmão de Carlos Eduardo, 4 anos, e primo de Cauã, 4 anos. A cartinha ao Papai Noel abrangeu todas as crianças da casa. A dinâmica era contar como foi o ano e o que gostaria de ganhar de presente de Natal. Segundo Priscila Grassi, Monitora da região, o objetivo era resgatar a ludicidade, o espírito de Natal e levar a esperança para as famílias. Vítor queria o boneco do Homem-Aranha. Carlos Eduardo, um carrinho com olho, e, Cauã, um boneco do Batman.

Ana Cristina conta que todos ficam à espera da visita de Carolina, todas as quintas-feiras. Vítor está se desenvolvendo no seu tempo. Ana fala que nessa semana o pequeno já tomou água sozinho na garrafinha. Toda vez que Carolina visita a família, leva uma atividade diferente para ser desenvolvida na semana com Vítor. “Isso tem feito com que ele tenha mais autonomia e se relacione melhor com todos os integrantes”, destaca a visitadora. Todas as atividades estimulam o desenvolvimento físico, motor, intelectual e afetivo do pequeno.  Hoje, Viamão é referência no Criança Feliz PIM e recebe visitas de vários municípios do Estado, país e até mesmo do exterior, para conhecer na prática o desenvolvimento do programa.