19 DEZ 2018
Você conhece o museu da nossa cidade?

Localizado no bairro Tarumã, o Museu surgiu com a proposta de reunir e conservar todo tipo de dado histórico do município. Encontra-se no local o arquivo histórico da cidade, com documentos e livros que, por exemplo, contam registros de óbitos dos escravos, além de um grande acervo público de fotos antigas e raras da cidade desde o século 19, que relatam o crescimento da cidade no decorrer dos anos. O local conta também com a galeria fotográfica dos ex-prefeitos e ex-intendentes. Além dos documentos da Prefeitura, o museu conta com exemplares de todos os jornais que já circularam na cidade. Em 2018, o Arquivo Histórico recebeu 174 visitas, tendo o intuito de pesquisas e estudos, além da visita de 2825 crianças, através do Cultura na Escola, que tem a participação das escolas do município.

Destacam-se também os grande acervos Farroupilha e Açoriano, que contém trajes típicos da época e artesanato, destaque para lanças e uma espada farroupilha, que foram encontradas nos campos de Viamão. Também fazem parte do acervo diversos objetos antigos, como uma câmera fotográfica Kapsa da década de 40, uma das primeiras fabricadas no território brasileiro, televisões da década de 60, rádios da década de 50, máquinas de escrever e mobílias.

Criado em 1997 e vinculado a Secretaria de Cultura, o Departamento de Memória Cultural (DML), surgiu da necessidade de atuação constante na busca da Memória histórica de Viamão. O departamento é responsável pela coordenação dos trabalhos como organização, catalogação e identificação dos bens culturais como livros, objetos, fotos antigas, quadros, jornais e documentos, além de desenvolver projetos, pesquisas e ações relacionadas ao resgate da história do Município, preservando o patrimônio cultural, material e imaterial. Os levantamentos históricos são fontes primárias da cultura de Viamão, usadas posteriormente em atividade desenvolvidas pelo Arquivo histórico, Museu e Sala Açores, como o Projeto Cultura na Escola.

CULTURA NA ESCOLA

O projeto consiste na visita guiada de uma escola ao Departamento de Memória Cultural, localizado junto ao Centro Municipal de Cultura e Esporte, visita ao museu e a pontos históricos e turísticos do município. Mais do que isto, é a história de Viamão passada para a nova geração.

Museu de Viamão
Endereço: Rua Açores, 951 — Bairro Tarumã
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 15h às 17h.