29 OUT 2018
GESTÃO
Servidor Público, receba a nossa homenagem

A Prefeitura de Viamão, para homenagear todos os servidores, no dia de hoje, escolheu três colaboradores que fazem toda a diferença no seu trabalho. Para começar, o escolhido foi Gilberto Martins da Trindade, 47 anos, nascido em Porto Alegre, mas morador de Viamão e um exemplo para muitos servidores. Com uma limitação motora na perna esquerda, a inconformidade com as dificuldades que a vida o impôs, serviu de combustível para ele derrubar as barreiras e atingir seus objetivos.

Popularmente conhecido como Betinho, pelos colegas, ele exerce uma função muito importante na Secretaria de Desenvolvimento. O servidor é um "coringa" dentro do seu setor, pois além de ser um auxiliar administrativo, ele é um office boy de confiança e muito conhecido por toda a Prefeitura.

Hoje, Gilberto é bem resolvido com sua situação de vida, mas nem sempre foi assim. Na infância, desde os primeiros meses de vida, Betinho sofreu com doenças pueris como Sarampo e Bronquite, além diversas outras que complicaram seu desenvolvimento físico. Seus pais, senhora Adiles e senhor Zeferino, inconformados com o estado de saúde do seu bebê, procuraram ajuda médica para tratar o caso do filho. O casal sustentava a casa através do trabalho informal: a mãe fazia pães, pasteis e rosquinhas para vender de porta em porta e o pai trabalhava numa firma, mas não estava se entendendo com a esposa.

Nesse ambiente familiar conturbado, já com pouco mais de dois anos de idade, numa dessas consultas, após tratamento com diversas medicações, uma injeção aplicada erroneamente, atingiu um nervo da perna esquerda de Betinho. Com isso, o menino teve complicações na coordenação motora e sua perna não foi mais a mesma. Os pais perceberam que ele não conseguia aprender a caminhar como as outras crianças da mesma idade e, com muita dificuldade, só gatinhava. Conseguiu dar os primeiros passos somente com sete anos de idade e seu desenvolvimento motor ficou muito atrasado.

Sempre teve baixa estima por sua limitação motora, até pensando que nunca conseguiria se adaptar a sociedade. Com toda dificuldade Betinho estudou até o sexto ano do ensino fundamental, mas chegou a cursar alguns cursos como o de informática, que o ajudou a galgar cargos dentro da Prefeitura.

Trajetória profissional

Em 1992, prestou concurso à Prefeitura de Viamão e começou sua trajetória profissional no setor de Coleta Seletiva, onde realizava a separação do lixo para reciclagem. Em 1996, o servidor transferiu-se para o Cemitério Municipal novo, onde fazia a manutenção do setor, e no mesmo ano, transferiu-se novamente, mas agora para o Cemitério Municipal antigo. Em 1997, Gilberto, ainda desempenhando tarefas braçais, transferiu-se à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, onde realizava a manutenção das praças do município. Em 2001, mudou de cargo e setor, novamente, e exerceu função de auxiliar de topógrafo e administrativo na Secretaria de Planejamento.

Nunca estagnado com suas dificuldades, Betinho utilizou sua boa convivência com os colegas e gestores e alçou um voo maior. Em 2006, chegou ao cargo de auxiliar administrativo na Secretaria de Desenvolvimento, onde exerce hoje sua atividade profissional. O secretário da pasta, Túlio de Souza, fala com orgulho do subordinado. "O Betinho é um grande amigo e está sempre preocupado com os colegas. Ele tem um grande coração e está sempre comprometido com a equipe. É até suspeito, eu falar dele, pois quando passa por mim ele pergunta: ""Como está o gordinho?"", referindo-se ao meu filho. É uma honra trabalhar com ele, o Betinho é ímpar pra nós", relata o secretário.

O futuro

Hoje, depois de passar por muitas perdas familiares o servidor colhe frutos da sua perseverança. Para Betinho, as coisas do trabalho e da vida pessoal estão ocorrendo muito bem. Como ele mesmo fala: "Não deixo pra amanhã, o que posso fazer agora. Sou fã do grupo musical Show4 e ouço suas músicas. Faço até camisetas do grupo. Ajudo até na divulgação deles, aqui na cidade. Além disso, quero aprender a tocar teclado e guitarra. Mas, quando eu me aposentar da Prefeitura, daqui 9 anos, quero continuar trabalhando", finaliza Betinho.