22/10/2018
Dia da Praça, patrimônio dos cidadãos

Desde os primórdios na Grécia antiga, quando era chamada de ágora, a praça era utilizada como ponto de encontro dos pensadores e para a prática da democracia, as praças têm se apresentado como o espaço de convivência e lazer às pessoas. Ela tem importância para a qualidade de vida e uma forma de socialização dos seus usuários.

Para alguns, a praça serve como área para práticas de atividades físicas ao ar livre. Para outros, é um espaço de boa vivência com a família, nos gramados e sombras das árvores que os abrigam. As praças identificam uma cidade, dizem como aquela comunidade vive e como se vivia, antigamente.

Em Viamão, há praças com mais de cem anos, como Praça Cônego Bernardo Machado, localizada em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, por exemplo. É a praça mais antiga do município e, atualmente, é utilizada para eventos e celebrações. No seu entorno, ainda existem algumas casas do século XIX.

No Centro também existe a Praça Júlio de Castilhos, um ponto de referência de todos os moradores do município. Ela possui monumentos históricos muito importantes, como o Marco do Centenário Farroupilha, os monumentos à Maçonaria e aos Dez Mandamentos. Além disso, a praça possui uma seringueira que é ponto de encontro muito popular dos frequentadores do local.

E ainda no Centro, o Largo Adonis dos Santos, conhecido popularmente como o Largo da Caixa d'Água, antigamente, era o ponto de chegada a Viamão, que recebeu figuras ilustres como o presidente Getúlio Vargas, em 1940. O largo foi também ponto estratégico para os revolucionários de 1893. No seu entorno existem prédios que registram a história de Viamão, onde localizava-se a antiga rodoviária da cidade. Atualmente, no local, encontra-se a caixa d’água que abastece a cidade e algumas bancas de comércio popular.

Hoje, Viamão possui 52 praças, largos ou calçadões, que a Prefeitura de forma gradativa está revitalizando como a Praça Santa Isabel e a Praça São João Maria Vianney, entregues recentemente. Esses espaços proporcionam o bem estar das pessoas e, além de apresentarem monumentos históricos da cidade, mantém viva a memória sobre os registros históricos do município.