11 OUT 2018
AGRICULTURA
Alimentos orgânicos : isso é bem coisa de Viamão

A agricultura orgânica é um dos meios que a agricultura familiar pratica em Viamão. Essa atividade une o homem à terra e fortalece as comunidades rurais e vem se popularizando cada vez mais, por serem mais saborosos, mais saudáveis e respeitando o meio ambiente. Aqui na cidade, boa parte da merenda escolar é proveniente da agricultura familiar.

Você quer saber mais?

Alimentos orgânicos são os alimentos produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza.

Frutas, legumes e verduras

Na agricultura são utilizados apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos (que são os obtidos a partir de animais e vegetais, como carnes, verduras, farinha e leite), os orgânicos apresentam a vantagem de serem mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

Carne Orgânica e ovos orgânicos

Na produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Feira Orgânica em Viamão

Lançada em junho de 2017, a Feira orgânica de Viamão ocorre todas as quintas-feiras, com início às 8h, na Praça Júlio de Castilhos. São 8 bancas compostas por grupos organizados de produtores rurais, que comercializam produtos certificados e livre de agrotóxicos. A Feira é uma parceria entre a Prefeitura de Viamão, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Emater, integrando agricultura familiar, quilombolas e assentados. Todos os produtos à venda são certificados pela Rama, Coceargs e Ecovida. São comercializados arroz, hortaliças, vegetais higienizados, mel, geleias, ovos, cucas, bolachas, tubérculos e frutas.