24 SET 2018
Comunidade recebe com alegria as unidades de saúde
UBS Augusta Marina

Um sábado diferenciado, com entrega de reformas e ampliações de duas unidades de saúde e uma outra novinha. Agora o município conta com 18 unidades básicas de saúde (UBS) e uma unidade móvel para atender às comunidades mais distantes. “O município está avançando na atenção básica, em estrutura e infraestrutura. O trabalho na atenção básica é fundamental e primordial”, destaca o presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Carlos Adolfo.

O secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, estava muito emocionado. “Estamos qualificando e humanizando o atendimento. Aos poucos, queremos ampliar e melhorar a estrutura de todas as unidades de saúde, remetendo a um lugar confortável. É um dia de muita alegria e felicidade. São três unidades que ofertarão não só o tratamento da saúde, mas como a promoção da saúde, com grupos de apoio”, destaca.

O prefeito, André Pacheco, lembra o momento de dificuldade econômica que vive o país. “E, na Prefeitura, isso não é diferente. Quando temos dificuldades, temos que ter criatividade para cuidar do dinheiro público. Viamão vem avançando, pagando as suas contas, isso tudo com recursos próprios e valorizando o dinheiro público. Um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em três obras com o padrão de qualidade e atendimento que a população de Viamão merece. Isso é cuidar da saúde das pessoas”, finaliza Pacheco.

Elza

A primeira obra a ser entregue foi a reforma e ampliação da UBS Elza, que contou com investimentos do Ministério da Saúde no valor de R$ 200 mil, com contrapartida do município de R$ 137 mil. Foram construídos quatro consultórios, sendo dois ginecológicos com sanitário, sala de atividades coletivas, sala de observação com banheiro, sanitário acessível, consultório odontológico (com cadeira nova) e sala de coleta.

A reforma foi para fazer várias adequações no prédio existente, como substituição da porta de entrada, abertura de guichê para dispensação de medicamentos, pintura geral, elétrica, reforma na sala de esterilização e limpeza, copa e vestiário dos funcionários, além da acessibilidade na calçada com piso podo tátil e rebaixos de acesso, adequação no cercamento e um novo estacionamento para pacientes e funcionários.

A coordenadora da UBS Elza, Márcia Adriana Silva, fala que a unidade possui três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que abrange cerca de 30 mil moradores da região. “Estou muito feliz com a nova estrutura para acolher melhor a comunidade. Agora teremos a dispensação de medicamentos para os pacientes e teremos espaço para fazer três grupos: Hiperdia; Caminhadas; e, Saúde Mental.”

Dona Maria Rosa Andrade, 69 anos, residente próximo à UBS Elza, estava muito contente com a nova estrutura. “Sou usuária desta unidade de saúde e uso medicação contínua, tendo que ir até o Centro para buscar medicamento. Agora vai facilitar e muito para os moradores daqui puderem consultar e sair com a medicação na mão”, explica. Vítor Pinheiro, 28 anos, pai de Bernardo, 3 anos, estava presente no evento também. Bernardo é xará do odontólogo Bernardo Kern e está muito ansioso para experimentar a nova cadeira “mágica”. “Ele cuida dos dentinhos como o dentista ensina: depois que come, pede para escová-los”, acrescenta o pai.

Augusta Marina

A segunda obra, foi a ampliação da UBS Augusta Marina, com investimento do Ministério da Saúde, via emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, com contrapartida municipal de R$ 150 mil. Foram construídos cinco consultórios, sendo dois ginecológicos com sanitário, sala de atividades coletivas, sala de observação com banheiro, depósito de material de limpeza, almoxarifado e dispensário de medicamentos, ampliação da sala de espera, com as adequações no prédio existente como substituição da porta de entrada, pintura geral, elétrica, reforma da copa e vestiário dos funcionários, além da acessibilidade na calçada com piso podo tátil e rebaixos de acesso e um novo estacionamento para pacientes e funcionários.

A coordenadora da UBS Augusta Marina, Fabiana Guimarães Trindade, fala que a nova estrutura vai proporcionar mais qualidade no acolhimento. Dona Percília Nísia da Silva, 72 anos, trabalhou durante muito tempo na UBS Augusta Marina e há 12 anos está aposentada. Para ela, a maior conquista para a comunidade é poder consultar e retirar o medicamento ali mesmo. Fabiana ressalta que a Unidade de saúde abrange cerca de 12 mil pessoas e conta com duas equipes de ESF, quatro agentes comunitários de saúde e 13 visitadores do Criança Feliz Pim que atendem a 144 famílias. “Agora teremos espaço para reunir os grupos Hiperdia, Caminhadas, Saúde Mental e Planejamento Familiar.”

Krahe

O novo prédio foi projetado e pensado não só no atendimento aos usuários, mas também no seu conforto, bem estar, cuidados e atenção. Em torno de oito mil pessoas serão atendidas nesta UBS e poderão contar com diversos serviços, como o acolhimento, consultas de enfermagem, médicas, pré-natal, puericultura (atendimento infantil), vacinação, medicamentos, curativos, procedimentos, atividades de grupo com os usuários, odontologia e outros atendimentos essenciais à saúde. Além disso, será ofertado atendimento às pessoas hipertensas, diabéticos, asmáticas e coleta para o exame preventivo de câncer de colo de útero. Um investimento de R$ 800 mil, sendo R$ 660 mil do Ministério da Saúde e R$ 140 mil do município.

Para dona Carmen Godoy, 60 anos, moradora próxima à UBS Krahe, fala que a comunidade esperava muito por esta entrega de obra. “Estamos muito felizes!” Luciane Gaspary, 34 anos, mãe de Lucas, 7 anos, fala que já vai marcar consulta para levar o filho ao médico. “É sempre bom saber que a saúde está em dia”, finaliza Luciane.