15 JUN 2018
Faixa Azul está liberada para a passagem de ônibus municipais e intermunicipais, no horário de pico

Nesta sexta-feira, dia 15, às 7 horas, o prefeito, André Pacheco, acompanhado de sua equipe de governo, liberou a faixa azul para passagem de ônibus municipais e intermunicipais, no sentido Viamão-Porto Alegre, no horário de pico, das 6 às 9 horas. A pista irá beneficiar cerca de 60 mil passageiros que usam o transporte coletivo diariamente para se deslocar para Porto Alegre. Neste horário, cerca de 20 mil veículos também usam a rodovia para se deslocar à Capital. A estimativa é de que o tempo da viagem reduza entre 15 e 20 minutos.

Fora do horário destinado para uso exclusivo de ônibus, a faixa azul volta a ser usada como acostamento. O trecho de 2,5 quilômetros (entre as paradas 38 e 31) ao longo da ERS 040 foi revitalizado, incluindo a construção de passeio público e sinalização viária. Um investimento de R$ 200 mil custeados pela Prefeitura e Empresa de Transporte Coletivo Viamão (empresa que ganhou a concessão das linhas municipais na licitação).

A fiscalização ficará a cargo da Polícia Rodoviária Estadual e EPTV, através de um convênio autorizado por lei. Câmeras de videomonitoramento também estarão operando e auxiliarão na fiscalização. “Essa ação vai trazer mais agilidade para a mobilidade urbana, beneficiando as pessoas que trabalham ou estudam em Porto Alegre e sofrem com o congestionamento no horário de pico. É mais uma medida desta gestão para reduzir os congestionamentos, como aconteceu com o desvio dos ônibus intermunicipais, na entrada do Centro, para a avenida Bento Gonçalves. Essa simples mudança fez com que cada viagem reduzisse 10 minutos. Agora com a possibilidade de diminuição de mais 20 minutos dentro de um ônibus, serão 30 minutos que o viamonense vai ganhar por dia. Isso é qualidade de vida”, expressa o prefeito, André Pacheco.