14/06/2018
Plantio de Mudas na Praça da Prefeitura

No último sábado, dia 9 de junho, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Viamão, em parceria com a Escola de Idiomas Achieve Languages, realizou o plantio de mudas nativas na Praça Júlio de Castilhos, Centro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) indicou o local do plantio das mudas, disponibilizou assessoria técnica e forneceu as mudas para a realização da atividade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, foram plantadas 20 mudas de Topete-de-cardeal (Calliandra tweediei) espécie nativa do Rio Grande do Sul. Fraga acompanhou o início das atividades e elogiou o incentivo do IFRS e da Escola Achieve. “Os professores estão proporcionando uma prática muito importante aos seus alunos, pois nem sempre temos a possibilidade e o incentivo de realizar o plantio de uma árvore. A SMMA está muito feliz em fazer parte desta atividade”, finaliza.

SAIBA MAIS:

Na análise do biólogo Fábio Mendes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Praça Júlio de Castilhos é composta, na sua arborização, por uma grande quantidade de vegetação exótica e exótica invasora. “É necessário o manejo desta vegetação e a substituição destas espécies por espécies nativas do Rio Grande do Sul. Desde 2015, a SMMA vem fazendo o manejo das espécies exóticas e a reposição florestal com espécies nativas adequadas ao ambiente de praça.”