28 MAI 2018
Chefe do Executivo reúne serviços essenciais para alinhar medidas

Diante da greve dos caminhoneiros instaurada em todo país e que está afetando a rotina da maioria dos brasileiros, o prefeito de Viamão, André Pacheco, reuniu representantes dos serviços mais essenciais no município para saber como os mesmos estão se programando para se manterem em funcionamento: BM, EPTV, HCV, Corsan, Empresa Viamão, Saúde, Educação, Agricultura, Obras e Desenvolvimento Econômico.

O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel José Carlos Ferreira, destaca que está acompanhando as manifestações de perto e que não foi necessário mediar conflitos. “Tivemos o aval do Comando Metropolitano para abastecimento das viaturas da BM, Polícia Civil e ambulâncias e o policiamento está ostensivo”, explana Ferreira. O diretor técnico do Hospital de Cardiologia Viamão, João Jorge, fala que a situação é de alerta. “Temos oxigênio. As cirurgias eletivas foram canceladas. Alimentos, temos para mais uma semana. Estamos enfrentando a falta de medicação e a dificuldade dos médicos se deslocarem até o hospital”, explica Jorge.

O secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, destaca que para as ambulâncias têm combustível. “O problema são os outros serviços. Estamos ficando sem combustível para o transporte de pacientes que necessitam de hemodiálise e outros tratamentos contínuos. Estamos com todas as unidades de saúde abertas, mas os médicos estão com dificuldade para chegar aos postos.”

O diretor Operacional da Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda, Silvio Leão, informa que existe combustível até sábado, com tabela de horários de sábado. O diretor da Corsan Viamão, Milton Cordeiro, fala que só estão sendo realizados serviços de urgência e, que mesmo assim, o combustível durará mais dois ou três dias.

O prefeito fala que chamou a reunião para, juntos, definirem estratégias para manter os serviços essenciais. Foi criado um grupo com todos os presentes para que as informações sejam compartilhadas. Diante da situação, Pacheco solicitará ao Comando Metropolitano a escolta de uma carga de combustível para os veículos da Secretaria da Saúde, Vigilância, EPTV, Corsan, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Empresa Viamão e médicos. “Assim, garantiremos os serviços essenciais para a população”, finaliza, estimando que até o final da semana a greve chegue ao fim.