17 MAI 2018
O Tropeirismo foi tema da Semana dos Museus em Viamão

Durante a celebração, a Secretaria Municipal de Cultura inaugurou a Galeria dos Ex-Intendentes, que ocuparam o cargo no período de 1854 a 1930

O Departamento de Memória da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação diferenciada na manhã de hoje (17) para celebrar a 16ª Semana Nacional de Museus. Cerca de 30 professores da rede municipal participaram da atividade, que iniciou com uma apresentação do Departamento de Memória realizada pelo historiador Francisco Bitencourt.

“Convido vocês a fazerem uma viagem no tempo. Realizamos o projeto Cultura na Escola, que conta a história de Viamão e apresenta os objetos do passado que eram usados pelas famílias no dia a dia, e faz visitas a pontos históricos, turísticos e culturais. Temos catalogadas 2.583 fotografias antigas. Isso é história, é a nossa história, que tem que ser passada para essa geração”, destaca Bitencourt.

O secretário de Cultura, Luciano Alves, ressalta que o município participa da Semana dos Museus pelo terceiro ano consecutivo. “Nosso objetivo é sensibilizar os professores para que tragam suas turmas aqui para contarmos a história da cidade e de sua gente.” Alves também ressalta que dos 497 municípios que compõem o Estado, apenas 92 têm Galeria de Ex-Prefeitos e, 72 de Ex-Intendentes, e Viamão é um deles. “Tivemos muita dificuldade para encontrar as imagens dos ex-intendentes, mas conseguimos e, hoje, é com muito orgulho que inauguramos a Galeria dos Ex-Intendentes, que exerceram o cargo no período de 1854 a 1930”, completa.

O Tropeirismo

Neste ano, o Departamento de Memória realizou uma vídeo-palestra sobre o tropeirismo, atividade que era realizada antigamente no município e que o deixou conhecido no resto do país. “Desde o século XVIII até o princípio do século XX, estabeleceu-se uma rota entre o extremo sul do Brasil e a cidade de Sorocaba, chamada Caminho do Viamão, pela qual seguiam as tropas de muares criados no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, com destino à Feira de Muares de Sorocaba, onde eram vendidas e distribuídas para todo o interior do país”, explicou Bitencourt.

Um vídeo foi apresentado, ilustrando o assunto e um dos entrevistados era o escritor Luis Fernando Veríssimo, que falou que seu tio era tropeiro e fazia o caminho Viamão-Sorocaba. “O Tropeirismo, como atividade econômica, acabou com a chegada dos motores e da locomotiva, entretanto ele ressurge em nossos dias como um movimento cultural. Por toda essa região do antigo caminho das tropas são organizadas Tropeadas, nas quais grupos de cavaleiros revivem os antigos costumes tropeiros percorrendo o Caminho do Viamão”, finaliza o historiador.

Inauguração

A inauguração da Galeria foi realizada ao som de Vini Fontoura, na voz e violão. Durante a cerimônia, foram homenageados Valdir Rodrigues e Terezinha Prates Chiden, filha do coronel Acrísio Martins Prates, ex-intendente. E, após, Bittencourt  e o historiador Valmor Andrade Neves convidaram os professores para conhecerem o Museu e a visitarem a exposição fotográfica e de objetos antigos, que fazem parte do projeto “Uma viagem pelo tempo”.