Ir para conteúdo do site

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
You Tube
Instagram
UNIDADES FISCAIS
URM - R$ 3,91
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
27
27 MAR 2018
EDUCAÇÃO
Em Viamão, a alimentação é uma extensão da aprendizagem

A introdução de hábitos alimentares saudáveis também é uma questão de educação. E, aqui em Viamão, isso é o que acontece. A merenda escolar é adquirida com base num cardápio elaborado pela nutricionista da Secretaria Municipal da Educação (SME), Regina Azevedo, para todas as 62 escolas. São três refeições salgadas, acompanhadas de saladas, servidas nas terças, quartas e quintas-feiras. Nas segundas e sextas-feiras, a merenda é composta por biscoitos, pães, frutas, sucos, achocolatados ou vitaminas.    

Uma vez por mês, a SME faz a separação de todos os alimentos não perecíveis e encaminha para cada escola, de acordo com o número de alunos matriculados. Os mantimentos são acondicionados na despensa para serem preparados conforme o cardápio. Em 2017, foram investidos 3.347.512,80 na alimentação dos estudantes. Deste valor, 36,57% foram adquiridos da Agricultura Familiar. A escolha dos alimentos é baseada também nos hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais por faixa etária.

Hora da refeição

Todos os dias, a hora da refeição é muito aguardada pela turma do maternal da EMEF Monte Alegre Caic. Os olhos aguçam a curiosidade em provar diferentes alimentos, bem como treinar o uso de talheres para a ingestão dos alimentos. Andrios, 3 anos, fica feliz quando tem frutas e suco. Já Isabela, 3 anos, tem preferência por pão com doce de leite. “Hum, delícia!”

O mesmo acontece quando se trata da refeição dos alunos maiores. Dona Vera Regina Rodrigues, 57 anos, é merendeira na Monte Alegre Caic há 17 anos. Seu tempero faz sucesso e o segredo ela conta sem medo: “amor de mãe.” Eduarda Roque, 12 anos, 6º ano, quem o diga. “Não perco por nada!”

A coordenadora pedagógica da escola, Eliane Menegotti, destaca que durante o almoço, oferecido aos 83 alunos da educação integral do 5º ano, os estudantes são convidados a usarem garfo e faca e a manterem um diálogo a respeito dos hábitos alimentares saudáveis.

VINCULADOS À PÁGINA:
Secretaria da Educação
Telefone Entre em contato
(51) 3492-7600
Localização Praça Júlio de Castilhos, s/n
CEP: 94410-055 - Viamao / RS
INFORMATIVOS DA PREFEITURA
© Copyright Instar - 2006-2020.
Todos os direitos reservados Instar
Atendimento: Segunda a Sexta das 8:30h às 12h e das 13:30h às 17h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia