01 MAR 2018
Acho que estou ligeiramente grávida... E agora?

Agora você será acolhida por uma unidade de saúde e fará parte do programa Pra Nascer Viamão. A menstruação atrasou ou você desconfia que esteja grávida, o lugar certo de sanar a dúvida é procurando uma unidade de saúde. Dê preferência a que estiver mais próxima da sua casa, pois, se estiver grávida, é nela que você fará o acompanhamento da sua gravidez.

Todas as unidades do município estão preparadas para fazer acolhimento, teste rápido de gravidez e acompanhamento de pré-natal. O ideal é que a gestante procure o serviço já no início da gravidez para que possa ter, pelo menos, seis consultas de pré- natal e encaminhamento para os exames necessários. Faça como Andressa Maia Silva, 24 anos, que está com 38 semanas e na sua 11ª consulta.

A espera por Miguel agora está na fase final. O acompanhamento com a enfermeira Ondina Konrad, na UBS São Lucas, tranquilizou Andressa e seu esposo Marco. Agora, a visita tem que ser feita toda semana, até a 41ª semana, mas isso quem vai definir é o próprio Miguel. “Estou com esperança que seja hoje, pois troca a lua”, estima Andressa, que não vê a hora de ver Miguel em seus braços.

“Tudo certo! A gestante continua com o mesmo peso da semana passada. A pressão arterial está normal. Os exames estão satisfatórios. O coraçãozinho bate normal e a altura da barriga está na média”, assegura a enfermeira Ondina, que acompanha hoje cerca de 90 gestantes. “Quando o teste de gravidez é positivo, inicia o pré-natal. A gestante recebe uma carteira, sendo referenciada à unidade de saúde e ao Hospital de Cardiologia Viamão. Até as 32 semanas, as consultas são mensais e é quando tenho a oportunidade de conhecer a gestante e sanar todas as suas dúvidas. Após as 32 semanas, a consulta é quinzenal. E, quando a gestante entra na sua 36ª semana, os encontros são semanais”, explica.

A partir da 32ª semana, a gestante é convidada a conhecer o Hospital e todos os passos que serão feitos para dar entrada à maternidade. É importante salientar que durante todo o trabalho de parto a gestante tem o direito de ter um acompanhante junto. “É um momento muito especial na vida de uma mulher e a Secretaria Municipal da Saúde quer que tudo transcorra da melhor forma”, encerra a coordenadora do programa Saúde da Mulher, Lorraine Farias.