19 DEZ 2017
Mais qualidade no ensino da Escola Municipal de Ensino Infantil Cisne Branco

A Prefeitura de Viamão entregou para a comunidade escolar a reforma e ampliação do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Cisne Branco, além do gradil de concreto e a colocação do piso intertravado.

A cerimônia de entrega da obra aconteceu na manhã do último sábado, 16. O novo prédio tem cozinha e refeitório, cobertura, banheiro acessível e duas salas readequadas. A escola atende a 217 alunos. O investimento foi de R$ 435.101,40.

A diretora da escola, Célia Regina Rodrigues, muito emocionada conta que este é um sonho se concretizando. “Estávamos esperando muito por esse momento e estamos imensamente felizes. As melhorias foram visíveis e desta forma poderemos ampliar nosso atendimento à comunidade São Lucas, que agora conta com mais duas salas de aula. Realizar uma obra desta magnitude em escola infantil demonstra o quanto somos importante, pois somos a base para o ensino fundamental”,  comemora Célia.

Ao parabenizar a comunidade, o secretário de Educação, Carlos Bennech, reforça que o aspecto físico é importante. “Queremos que os nossos alunos se sintam em casa. Hoje temos um novo olhar para esta comunidade e a queremos mais feliz e bem cuidada. Mesmo com dificuldades, estaremos investindo aqui, pois queremos que esta escola melhore a cada dia”, enfatiza Bennech.

Prestigiando a festividade, o prefeito de Viamão, André Pacheco, fala que o principal objetivo é atender todas as escolas: “Eu quero que todos os alunos da nossa cidade tenham um ensino de qualidade, não só com os melhores professores, mas também uma estrutura de qualidade, um espaço onde eles se sintam em casa. E eu tenho certeza de que todos os alunos da Cisne Branco terão um futuro espetacular.”

Apresentação e a cápsula do tempo

Radiantes com a comemoração da escola e com os novos espaços, os alunos da EMEI Cisne Branco prepararam diversas atividades para o dia. As crianças ensaiaram e cantaram Uni Duni te, do Balão Mágico. Todas estavam vestindo fantasias que representavam a alegria e o sonho realizado.

O momento marcante foi quando as autoridades e os professores da escola plantaram mudas de árvores frutíferas, além de uma cápsula do tempo, que será desenterrada daqui a um ano para todos descobrirem o conteúdo dela.

Sobre a escola

EMEI Cisne Branco atende 220 alunos de 3 a 5 anos, do maternal a Jardim, a escola é uma das 7 escolas do município que foi convidada para participar do projeto AURORA no final de 2015. A escola desde então vinha se destacando com uma prática pedagógica de alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente, porém a escola necessitava de um ambiente onde o projeto poderia ter um melhor aproveitamento tanto para os alunos como para a comunidade.

Neste ano, ficou evidenciado o crescimento da participação da comunidade nas atividades propostas pela escola, bem como do empenho tanta da direção, como dos demais profissionais para alcançar os objetivos, considerado por eles um projeto desafiador.  A ampliação e reforma entrou no nosso planejamento de 2017, o que contemplou um novo refeitório com cozinha e dispensa, sanitário PNE, sanitário para funcionários (o que não existia), Cobertura de pátio com piso PAVs , e o mesmo estendendo até o passeio, como também algumas adaptações e reformas no bloco existente.