18 DEZ 2017
A Coman apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2017

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Coordenação de atenção aos animais – Coman – realizou um balanço das ações realizadas no ano de 2017. O destaque dos trabalhos feitos pelo setor foram as castrações de animais: os que são doados na feira ainda filhotes, em tempo são castrados gratuitamente pela prefeitura em clínica licitada. Assim como o Projeto “A Coman em seu Bairro”, que iniciou as atividades no dia 8 de junho, e promoveu castrações gratuitas de cães e gatos de pessoas de baixa renda, identificadas através de escolas, onde diversas famílias foram contempladas. Juntos, estas duas iniciativas atingiram a marca de 1.200 castrações, evitando o nascimentos de milhares de animais.

O Projeto da Feira de Doação de Animais que acontece todas as quartas-feiras e aos sábados, já doou mais de 1.600 animais. Todos provenientes de situação de abandono, atropelados e machucados das mais variadas formas, são recolhidos por protetores(as), tratados pela prefeitura, castrados e, logo depois, doados.

Desde sua criação, em fevereiro de 2015, a Coman já realizou mais de mil vistorias vindas de denúncias de maus tratos e abandonos, pelos canais oficiais da prefeitura. O projeto também atua em escolas, sendo que até a presente data já contemplou aproximadamente 2.600 alunos da rede municipal, estadual e particular, com o projeto “Nossos Amigos os Animais”, levando palestras sobre posse responsável e identificação de maus tratos, que hoje são multiplicadores nomeados como “Tropa de Elite Mirim de Atenção aos Animais”. O coordenador da Coman, Ângelo Oliveira, declara que, como professor por formação, acredita muito nas palestras e no trabalho realizado pela Coman, para o benefício dos animais e das pessoas do município de Viamão.

No próximo ano a SMAA, através da Coman, implantará mais projetos. Um deles diz respeito aos maus tratos de cavalos, com previsão de multas e apreensões. O outro, já previsto para janeiro, prevê consultas veterinárias para cães e gatos, às quartas-feiras, no ônibus da Feira de Doação. Estas consultas – no máximo duas por munícipes – deverão ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente. Esta que também aumentará o número de castrações em cães e gatos machos, que serão feitas nas instalações veterinárias da prefeitura e entregues no mesmo dia, em parceria com a SMA/CCZ, através de inscrições realizadas também na SMAA.

A SMMA/COMAN, está empenhada em conscientizar a população para posse responsável. Neste sentido, direciona os projetos de castração, consultas, educação ambiental (palestras), e tantos outros trabalhos, aos pets abandonados e às pessoas mais carentes. O secretário de meio ambiente, Gilberto Fraga, ressalta que as atividades da Coman são de grande importância para o Município de Viamão, que possui uma grande demanda para atendimento de animais, principalmente de pequeno porte.