18/12/2017
EMEF Dom Diogo de Souza é campeã Nacional de Xandrez Escolar 2017

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Diogo de Souza recebeu o título de Campeã Nacional de Xadrez Escolar 2017 , no último domingo, dia 17, na etapa final do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, sediada no Sesc da cidade de Petrolina, Sertão de Pernambuco. Ao todo 100 jogadores, de 11 cidades dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Sul, participara da disputa.

As categorias pré-mirim sub-8, mirim sub-10, pré-infantil sub 12, infantil sub 14, cadete sub-15, e juvenil sub-18, foram disputadas na competição. O título geral ficou com a EMEF Dom Diogo de Souza, de Viamão. O segundo lugar foi para a cidade de Brejinhos, de Pernambuco, e a terceira colocação ficou com uma escola do distrito de Itamotinga, de Juazeiro-BA. Os campeões individuais de cada categoria, aida garantiram vaga para o Campeonato Sul-Americano Escolar 2018, que foi o caso da aluna Camila, primeiro lugar sub-14, e do aluno Fabio, primeiro lugar sub-12, da Escola Dom Diogo.

Os jogos de xadrez iniciaram no ano de 2016, na escola, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de matemática. O que acabou refletindo também nas outras matérias, pois o xadrez exige concentração, estimula a memória, aumenta a capacidade de concentração e a velocidade de raciocínio. Todos os alunos podem participar do xadrez, que é inserido na grade curricular, sendo que 30 deles participam de competições.

A Diretora da EMEF Dom Diogo de Souza, Márcia Roldao, cita que os jogos de xadrez também melhoraram o convívio e os laços dos alunos com a família, pois muitos deles passaram a jogar com os pais, em casa. Utilizando dessa forma, o tempo ocioso para praticar o xadrez.

O professor de matemática e de xadrez, Bruno Regio, declarou, em sua rede social, que nunca uma escola pública chegou tão longe em tão pouco tempo de projeto. Agradecendo o apoio de todos os envolvidos, ele também ressalta que os alunos sabem que os responsáveis pelo resultado obtido são eles mesmos.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Viamão, através da Secretaria de Educação, e todo o empenho dos alunos e dos professores, oportunizou a participação da escola nesse campeonato tão importante, colocando a cidade em destaque nacional, e trazendo o título para a escola. Uma recompensa que incentiva a prática do esporte e prova que, quando sonhamos e nos dedicamos, tudo é possível, e a vitória uma consequência.

© Copyright Instar - 2006-2018.