07 DEZ 2017
Prefeitura e Defesa Civil estão trabalhando para amenizar estragos do temporal

Desde às 5h30, logo após o início da chuva torrencial que durou cerca de uma hora, avassalando com ruas, arroios, córregos e invadindo residências, a equipe da Defesa Civil e funcionários das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e Cidadania e Assistência Social (SMCAS) estão nas regiões mais afetadas contabilizando os estragos e acolhendo as famílias mais prejudicadas. As regiões mais afetadas foram Estalagem, Augustas, Gaúcha, São Lucas, Santo Onofre e Jardim Universitário. As famílias que estão desabrigadas ou desalojadas e precisam de ajuda podem procurar a escola municipal mais próxima para receber acolhimento.

A unidade básica de Saúde Augusta Meneguine encontra-se fechada em virtude do alagamento da região. Uma estratégia de reforço para atendimento aos moradores das Augustas e de outras regiões foi montada nas unidades de saúde Cecília, Augusta Marina e Monte Alegre.

Os pedidos de serviços podem ser feitos através do canal "Fala Cidadão" telefone 156 (desde que a ligação seja feita de Viamão) ou (51) 3492-7672 e (51) 3492-7600; diretamente no Setor da Prefeitura, na praça Júlio de Castilhos, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e 13h30 às 17h; através do e-mail falacidadao@viamao.rs.gov.br e falacidadao156@gmail.com; por mensagem inbox na página do Fala Cidadão no Facebook (www.facebook.com/falacidadaoviamao/) ; no Chat do Site da Prefeitura (www.viamao.rs.gov.br), desde que seja informado seu CPF, telefone e endereço completos, bem como, descrevendo o fato a ser protocolado.

Muitas famílias perderam todos os seus pertences e ainda estão necessitando, com urgência, de doação de colchões, alimentos, roupas de todos os tamanhos (adulto e infantil) e fraldas descartáveis. Quem quiser ajudar as famílias atingidas, pode levar roupas e alimentos nos Cras das regiões. Já os colchões podem ser levados para a Fábrica da Cidadania, na ERS 040, parada 36, atrás da UPA.