27 NOV 2017
Viamão recebe educadores do Inova Escola

Projeto assistido pela Fundação Telefônica Vivo é desenvolvido em seis escolas públicas do país e Viamão é uma delas.

O quarto e último encontro do Inova Escola, promovido pela Fundação Telefônica Vivo, envolvendo as seis instituições de ensino inovadoras de diversos locais do país, foi realizado em Porto Alegre, dias 23 e 24 de novembro. O encontro serve para elas trocarem experiências entre si e planejarem estratégias para continuar inovando.

A coordenadora das escolas Aurora na Secretaria Municipal de Educação (SME), Cleo Sörgen, explicou que o papel da assessoria de uma escola inovadora é criar ações para que a escola perceba em sua identidade a forma para desenvolver projetos refletidos para sua comunidade, construindo uma nova forma de aprendizagem, tornando o aluno como protagonista.

“Durante esse processo de inovação, no qual a Secretaria da Educação e escolas vem pactuando a intencionalidade pedagógica, com foco no aluno, a inovação não é apenas um projeto dentro da escola, mas a escola é o próprio projeto. Acreditamos que a semente da Inovação já faz parte da política da Educação de Viamão, precisando ainda ser regada e adubada, constantemente, para transformar-se em uma árvore de raízes sólidas e repleta de frutos”, explica Cleo.

Na sexta-feira, dia 24, os educadores fizeram uma visita a campo, em Itapuã, para conhecer o projeto inovador da Aurora EMEF Felisberto da Costa Nunes. Sob o título de “Vivências do/no Campo”, a escola é destaque por proporcionar aos seus alunos o aprendizado na prática, sobre a região onde vivem. Os turistas foram recebidos por um grupo de sete alunos, cursando entre os 3º e 5º anos. Eles mostraram e falaram sobre os prédios mais antigos, costumes, tradições, modo de subsistência e curiosidades da Vila de Itapuã. Depois, o grupo visitou a escola Felisberto e pôde vivenciar o projeto. À tarde, os educadores visitaram a 13ª Feira Literária e participaram de uma sessão de autógrafos.

No sábado, os olhos estavam voltados para a EMEF Zeferino Lopes de Castro, na Pimenta, que realizou a apresentação dos projetos da última rodada.