14/11/2017
› Município celebra a abertura oficial da XIX Semana da Consciência Negra de Viamão

Na manhã de terça-feira, dia 14, aconteceu a Abertura Oficial da XIX Semana da Consciência Negra de Viamão, na Praça Tapir Rocha, Centro, organizado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a Educação, e as secretarias de Saúde, e Cultura, com o objetivo de expandir a cultura negra por todo o município. No ato estavam presentes representantes do movimento negro em Viamão, assim como organizadores do evento, autoridades do governo e comunidade.

O Secretário de Cultura, Luciano Alves, iniciou a abertura falando sobre o preconceito racial que ainda crucifica e injustiça muitas pessoas e sobre a necessidade de valorizar e reconhecer a importância da cultura negra, não somente na semana do evento, mas todos os dias. O mesmo foi reafirmado pelo Secretário de Saúde, Luis Augusto Carvalho, que também acredita que as ações da semana precisam se expandir no nosso dia a dia para que tenhamos mais respeito, carinho e amor.

Quem acompanhou o evento teve a oportunidade de acompanhar a apresentação da cantora Negra Jaque, de degustar e aprender sobre o acarajé, de participar de oficina de turbante e sarau poético, oficinas de artesanato, e de assistir grupo de pagode, e capoeira.

A Secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo, declarou durante a abertura que Viamão deve muito ao povo negro, e que é importante trabalhar em conjunto para combater o preconceito e buscar a igualdade. Encerrando a cerimônia, o Prefeito em exercício, Valdir Jorge Elias – Russinho – falou sobre o movimento negro que fez e tem feito muito pela cidade, e sobre a desigualdade que ainda existe, ressaltando que precisamos avançar e lutar para que todos sejam respeitados.

A criação de uma semana alusiva à consciência negra é uma forma de lembrar a importância e valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da construção do Brasil.

Confira a programação para os próximas dias:

Dia 16, quinta-feira, auditório da Secretaria Municipal de Educação

9h – Palestra “direitos, deveres e cotas”

- Exposição fotográfica itinerante

14h – roda de conversa e apresentação de capoeira

15h30 – Apresentação de Capoeira

- Dança Novo Lar

- Brinquedos, algodão-doce e pipoca

Dia 17, sexta-feira, auditório do Centro de Formação Walter Graf

9h – Abertura com a comissão da Semana da Consciência Negra

9h30 – Culto ecumênico e ritual inter-religioso

10h – Ritual inter-religioso alusivo à Semana da Consciência Negra

- Exposição fotográfica itinerante

14h – Fórum da Matriz Africana

Dia 18, sábado, Quadra da Escola de Samba Vila Isabel

9h – oficina aberta de música

11h – Poesia, dança e capoeira

14h – Banda Marcial da Comunidade

15h – Roda de conversa “Identidade do Negro”

16h – Minibateria da Vila Isabel

- Alunos das oficinas de música

16h30 – Pagode

Dia 20, segunda-feira, Câmara de Vereadores

16h – Abertura com a mesa composta pela comissão da Semana da Consciência Negra

16h30 – Apresentação artística Dança Afro

17h – Debates e discussões sobre a Semana da Consciência Negra

18h30 – Encerramento

© Copyright Instar - 2006-2017.