26 OUT 2017
Dom Diogo de Souza cadastra 115 animais para castração

O projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smma) – “A Coman em seu bairro” – está ganhando grandes proporções. Iniciado em junho deste ano, já atendeu a 12 escolas, totalizando, até a última semana, 353 castrações. Nesta segunda e quinta-feira, a unidade móvel foi atender ao bairro Valença, no qual a EMEF Dom Diogo de Souza cadastrou 115 animais (cães e gatos) para castração.

A diretora da Dom Diogo, Márcia Roldão, ressalta que a comunidade ficou muito feliz com a oportunidade de poder castrar os seus animais para poder cuidar melhor dos seus animaizinhos. “A aceitação foi tamanha que a unidade da Coordenação Municipal de Atenção aos Animais (Coman) terá de vir quatro dias para conseguir atender a todos. Nesta segunda (23) e quinta (26) foram levados para o procedimento 60 animais (30 em cada dia). Explicamos para a comunidade que a castração é um ato de amor, evitando o câncer de mama (fêmeas) e próstata (machos), infecções uterinas, fugas no cio ou brigas por disputa de território”, explica.

De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo Oliveira, desde o início da Coman, em junho de 2015, já foram adotados 1.500 animais. “Estes animais que vão para a Feira são provenientes do Canil Municipal ou estão sob a guarda provisória de protetoras. Muitos deles são adultos e castrados. Os filhotes são disponibilizados para a adoção com a condição de serem castrados. A castração é agendada pela Coman, previamente, e acontece uma vez na semana”, explica Oliveira.

O animal é levado para castração no dia marcado, devendo estar em jejum, conforme orientações prévias. No outro dia o animal é trazido do procedimento, indicado o tratamento para não haver infecção e devolvido para a família. Em um ano, uma fêmea tem dois cios, ou seja, dá cria duas vezes. Cada cria tem uma média de seis animais. Já no segundo ano esse número pode chegar a 84 filhotes. No terceiro ano, conforme progressão, o número de filhotes pode chegar a 588.

“Então, com aproximadamente 700 fêmeas que castramos, evitamos que, em três anos, a população canina e felina tenha produzido 411.600 filhotes. Ou seja, nosso trabalho está evitando que uma grande parte destes filhotes sejam abandonados nas ruas”, finaliza o coordenador da Coman.