25/10/2017
Escola Nossa senhora da Conceição e Farroupilha participam do Cultura na escola

Com o objetivo de resgatar a história no município e despertar o sentimento de pertencimento cultural, nos dias 17 e 19 de outubro, alunos das escolas Nossa Senhora da Conceição e Farroupilha, participaram das atividades do projeto Cultura na Escola, uma parceria das secretarias de Cultura e Educação.

A iniciativa vem ao encontro do projeto da EMEF Farroupilha, onde já vem sendo desenvolvido a “descoberta das origens da escola”. Para a coordenadora pedagógica Patrícia Barcellos, a participação dos alunos é fundamental para manter viva a história da escola e da cidade: “Queremos despertar nos alunos o amor pela nossa cidade, que despertem para suas origens e que saibam a importância de Viamão”.

A galeria dos ex-prefeitos, um vídeo sobre Viamão, arquivo e museu, além do tour aos pontos de relevância histórica, fazem parte das atividades oferecidas aos alunos.

Segundo Francisco Bittencourt, responsável pela Departamento de Memória, o principal objetivo é instigar os alunos sobre as origens, propondo um reconhecimento da identidade local: “Mais do que incentivar os nossos alunos a descobrir o mundo, é de suma importância que eles descubram Viamão, que saibam de suas origens, que aprendam a amar a nossa cidade”, ressalta Francisco.

O departamento de memória, onde fica o museu, arquivo histórico e sala açoriana, tem visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17hs e, aos sábados pela manhã, mas somente com agendamento.