22 SET 2017
Censo Agro 2017 começa em outubro

Com o objetivo de elaborar um diagnóstico atualizado do setor agropecuário em todo o Brasil, o Censo Agropecuário 2017 vai a campo a partir do próximo dia primeiro de outubro. Na região de abrangência da Agência do IBGE em Viamão, composta por oito municípios (Alvorada, Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Cidreira, Mostardas, Palmares do Sul, Tavares e Viamão), 5.132 estabelecimentos foram recenseados no último Censo Agropecuário, em 2006. Na edição de 2017, uma equipe composta por sete agentes censitários e 19 recenseadores será responsável pela atualização destes dados.

Na região de Viamão e Alvorada serão sete recenseadores, que estarão identificados com crachá, colete e boné do IBGE, e também portarão um Dispositivo Móvel de Coleta para o registro eletrônico dos dados. Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, os produtores rurais poderão ligar para o número 0800 721 8181 ou consultar o site www.respondendo.ibge.gov.br. A Agência do IBGE em Viamão está localizada na Rua Marechal Deodoro, 175. O telefone de contato é o (51) 3485-1318.

Saiba mais:

– O número de estabelecimentos agropecuários na região representou 1,16% de todos os 441.472 estabelecimentos do Rio Grande do Sul recenseados em 2006;

– A maioria dos estabelecimentos da região era da agricultura familiar;

– O município de Viamão apresentou a maior quantidade de estabelecimentos na região, com 2.573 (50,13% do total da região).

– Nos estabelecimentos agropecuários da regiã,o 14.611 ­pessoas estavam ocupadas, o que representava 1,18% do total de pessoas ocupadas no Estado (1.231.825 pessoas). Das pessoas ocupadas em 2006 na região, 10.017 eram do sexo masculino e 4.594, do sexo feminino.