21/09/2017
Prefeito busca mais segurança junto ao Estado

O prefeito de Viamão, André Pacheco, e o secretário-Geral de Governo, Nilton Magalhães, tiveram audiência, nesta manhã (21/09), com o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e com o secretário-Adjunto de Segurança Pública, tenente-coronel Éverton Oltramari. Viamão agendou o encontro para tratar de mais ações de segurança no município.

De acordo com Pacheco, o índice de criminalidade vem aumentando e o município se mostra parceiro em buscar mais alternativas para a sensação de segurança da população. “Nós implantamos 20 câmeras de videomonitoramento no Centro. Até o final de outubro implantaremos mais 20 câmeras de videomonitoramento na Santa Isabel para fazermos o cercamento eletrônico das principais entradas no município. Implantamos a Patrulha Escolar, que ronda diariamente as escolas nos horários de entrada e saída de estudantes. Nos candidatamos a receber um sistema prisional, pois entendemos que, com esta estrutura, também receberemos mais policiamento, efetivos da Brigada Militar, Polícia Civil, viaturas e armamento como contrapartida.”

No dia 14 de setembro, data em que Viamão completou seus 276 anos, o Estado autorizou o início de obras da nova sede do 18º Batalhão da Brigada Militar, que será construída no Complexo Ana Jobim. A construção da nova unidade faz parte dos investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O convênio é com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos (SDSTJDH), mas tem participação da Secretaria da Segurança Pública. O valor total do convênio é de 56 milhões de dólares.

Schirmer fala que Viamão está recebendo investimentos do Governo focado na prevenção primária da criminalidade e uso de drogas, com a Casa da Juventude, e atuará também na medida protetiva, com a instalação de presídios.  “Hoje são 1.800 detentos da cidade que estão espalhados em presídios de outros municípios. Queremos que Viamão se torne um grande núcleo de desenvolvimento social e segurança, com a instalação da Casa da Juventude, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e sistema prisional”, estima.