15 SET 2017
Viamão vai ganhar nova sede da Brigada Militar e Centro da Juventude

No dia em que Viamão completou 276 anos, os moradores do município receberam a notícia da nova sede do 18º Batalhão da Brigada Militar. A assinatura de contrato e a ordem de início das obras ocorreram na manhã da última quinta-feira (14), e a previsão de entrega é para março de 2018. Por dezoito anos, o batalhão funcionou em sede provisória.

O governador do Estado, José Ivo Sartori, esteve pessoalmente ao município para transmitir a notícia. Ele destacou o empenho dos policiais e afirmou que está ouvindo os apelos por mais segurança, apesar do momento difícil na economia. "Sabemos da necessidade da construção deste batalhão e dos benefícios que trará para a comunidade. Vocês estão a seis meses de concretizar um objetivo tão esperado", disse.

A construção da nova unidade faz parte dos investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O convênio é com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e dos Direitos Humanos (SDSTJDH), mas tem participação da Secretaria da Segurança Pública. O valor total do convênio é de 56 milhões de dólares.

Só em Viamão, serão 8,5 milhões de dólares. Além da nova sede do 18° BPM, existem outros projetos. Um dos principais é o Centro da Juventude, que vai funcionar no prédio da escola Anna Jobim, perto da Brigada Militar. O local está sendo todo reformado para atender jovens, de 15 a 24 anos, da comunidade.

O POD prevê seis Centros da Juventude no Rio Grande do Sul (quatro em Porto Alegre, um em Alvorada e um em Viamão). As atividades estão prestes a começar. Mais de 150 jovens se inscreveram para os primeiros cursos, como Beleza e Estética, Gastronomia, Informática Básica e Auxiliar Administrativo.

A secretária da SDSTJDH, Maria Helena Sartori, lembrou que é preciso fazer um trabalho sério e integrado para reduzir os índices de criminalidade. "Quanto mais dermos educação e oportunidades para nossas crianças e nossos jovens, menos vamos precisar da polícia. Então, é isso que a gente quer dar de presente de aniversário para Viamão: um grande projeto de prevenção e cultura da paz", falou.

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, foi na mesma linha. Disse que os investimentos em Viamão representam muito mais do que a construção de um novo espaço para a Brigada Militar. "A integração nos deixa mais fortes. Aqui haverá trabalho concreto em uma questão que, muitas vezes, é ignorada: a prevenção primária, focada nas crianças e nos jovens. É fundamental, pois essa faixa etária é mais suscetível aos atrativos da criminalidade e das drogas", concluiu.

O prefeito, André Pacheco, falou sobre a insegurança pela qual os moradores estão sentindo e menciona as ações que o município vem fazendo em prol de mais segurança pública, como a instalação de 20 câmeras de videomonitoramento no Centro para cercamento eletrônico. “Agora vamos instalar mais 20 câmeras de videomonitoramento na Santa Isabel. Estamos em tratativas de área para instalação de dois presídios no município. Hoje são 1.800 detentos de Viamão que estão espalhados em presídios de outros municípios. Aqui teremos um grande núcleo de saúde, desenvolvimento social e segurança, com a instalação da Casa da Juventude, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. E onde funciona hoje o 18º BPM, será transformado em um grande shopping da economia popular, com artesanato e produtos orgânicos”, finaliza.