10/08/2017
Professores iniciam formação do projeto Google for Education

Começou nesta segunda-feira (07/08) a formação da Getedu do Google for Education para 20 professores dos 4º e 5º anos das escolas municipais Brasília, Farroupilha, Santa Isabel e Vereador Valneri Antunes. São encontros presenciais e virtuais que acontecerão até o final do ano. Eles serão os pioneiros no projeto-piloto que visa mudar a sala de aula e o jeito de ensinar e estudar.

A partir da plataforma, os professores serão instigados a inspirar os seus alunos a buscarem conhecimentos e a compartilhá-los. O projeto, pioneiro no município, criará uma plataforma exclusiva para os estudantes, que terão um endereço de email e compartilharão as suas ideias, projetos, pesquisas e conhecimentos de forma integrada.

De acordo com o gestor de Capacitação da Getedu, Wellington Maciel, os estudantes estarão sendo preparados para o novo mercado de trabalho. “O mundo está mudando e a educação também tem que entrar neste processo de mudança. Uma pesquisa realizada na maior rede social de profissionais destaca que o mercado de trabalho busca profissionais que estão preparados para resolução de problemas, que trabalham em equipe e que sabem se comunicar. E isso não está sendo desenvolvido no atual modelo de ensino. O que a Getedu faz? Abre novas possibilidades para os professores. Incentiva-os e prepara-os a serem os inspiradores pela busca de conhecimento, de forma compartilhada e interativa”, explica Maciel.

Participarão, inicialmente, do projeto, cerca de 500 estudantes. A assessora de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gabriela Paim será o elo entre a Getedu e a escola. A missão da Google for Education é inspirar os professores a se conectarem ao mundo dos estudantes, em consequência ao mundo atual, compartilhando experiências e os empoderando a ter ferramentas para movimentar a sala de aula. Eles terão acesso a uma série de aplicativos que otimizam o tempo e atraem alunos para a sala de aula, bem como pelo uso de chromebook – laptops desenvolvidos pelo Google para o setor.

Uma pesquisa do The New Work Order, divulgada pela Foundation for Young Australians (FYA), mostra que 60% dos jovens entram no mercado de trabalho em empregos que serão “radicalmente afetados pela automação”, o que pode ocorrer dentro dos próximos 10 a 15 anos. Daniel Padilha Garrido, diretor da GETEDU, parceira oficial do Google for Education, relata como estar preparado para essas inovações: “Uma das coisas que o Google espera é que o aluno possa realmente entrar dentro da sala de aula e sentir que o mundo que está fora da sala de aula, está dentro dela também. 60% dos alunos que hoje estão na sala de aula, são alunos que vão trabalhar em profissões que ainda não existem e esse projeto pretende prepará-los para o futuro”, relata o diretor.

© Copyright Instar - 2006-2018.