07 AGO 2017
GESTÃO
Programa Identidade Jovem será lançado no município

Na próxima quarta-feira (09) vai acontecer o lançamento do programa Identidade Jovem. O evento vai ocorrer no Ana Jobim, às 19h30. O programa Identidade Jovem (ID) possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Condições:

• Ter entre 15 e 29 anos;

• Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal - Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade. Em Viamão, os CRAS podem ser encontrados nos seguintes endereços:

• CRAS São Lucas: Av. Senador Salgado Filho, 4661 – São Lucas - Fone: 3492- 2607
      Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

• CRAS São Tomé Martinica: Rua Canguçu, 75 – Planalto - Fone: 3444- 1263

• CRAS Monte Alegre: Rua Amazonas, 740 – Monte Alegre - Fone: 3493.7602

• CRAS Rural Itapuã: Rua Gaspar Silveira Martins, 166 – Itapuã - fone: 3494.1230

• CRAS Rural Águas Claras: ERS 040, nº 18.919, km 27, no prédio da antiga escola Apolinário  - Fone: 3498.2478

• Estar com o cadastro atualizado (possuir cadastro atualizado no cadastro único há pelo menos 24 meses).

• Ter renda familiar de até dois salários mínimos. A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

Passo a passo:

Para a emissão é preciso ter em mãos, o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de trabalho. Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere o cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanha de documento oficial com foto. Pelo celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo do ID Jovem, disponível para AndroidiOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual do ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.