31 JUL 2017
Prefeitura de Viamão firma parceria com Google

Alunos das escolas de Viamão ganharão um reforço na prática de suas aulas. Através do sistema G Suite for Education do Google For Education – que está presente nas melhores universidades do mundo e no Brasil, inclusive na USP e Unicamp – tais recursos serão implantados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), de forma gradativa, na rede de ensino municipal. O programa foi apresentado, na quinta-feira (27), em Viamão, ao prefeito, André Pacheco, ao secretário municipal de Educação, Carlos Bennech, e à assessora de Tecnologias Educacionais da SME, Gabriela Paim. O município se juntará a outros municípios do Estado que introduziram o sistema em sua rede educacional.

O Google For Education é uma solução composta pelo G Suite for Education, uma série de aplicativos que otimizam o tempo dos professores e atrai alunos para a sala de aula e pelo chromebook – laptops desenvolvidos pelo Google para o setor educacional, voltados para o uso em sala de aula. Seu uso é totalmente seguro, sua bateria dura mais de 8 horas e consome menos energia que os equipamentos mais comuns do mercado. Hoje, mais de 70 milhões de alunos e professores em 10 mil escolas se beneficiam com essa tecnologia ao redor do mundo.

O secretário da Educação de Viamão, Carlos Bennech, destaca que o projeto inicial atenderá a 500 alunos, dos 3º e 4º anos de quatro escolas do município, EMEF Brasília, EMEF Farroupilha, EMEF Santa Isabel e EMEF Vereador Valneri Antunes: "Queremos trazer uma sala de aula atual para dentro de Viamão, para tornar o ensino mais atrativo para as crianças. Essas plataformas são muito usadas no mercado e é preciso que os estudantes se familiarizem com essa tecnologia desde cedo, não apenas quando vão para as empresas", destacou Bennech.

Em um apontamento preocupante, uma pesquisa do The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA), mostra que 60% dos jovens entram no mercado de trabalho em empregos que serão “radicalmente afetados pela automação”, o que pode ocorrer dentro dos próximos 10 a 15 anos. Daniel Padilha Garrido, diretor da GETEDU, parceira oficial do Google for Education, relata como estar preparado para essas inovações: “Uma das coisas que o Google espera é que o aluno possa realmente entrar dentro da sala de aula e sentir que o mundo que está fora da sala de aula, está dentro dela também. 60% dos alunos que hoje estão na sala de aula, são alunos que vão trabalhar em profissões que ainda não existem e esse projeto pretende preparar os alunos para o futuro”, relata o diretor.

O que é o Google for Education?

O sistema do Google é uma maneira encontrada pela Prefeitura de envolver mais os alunos com as atividades escolares. Umas das funcionalidades do programa permite aos professores o envio e correção em tempo real de tarefas, sejam elas dissertativas ou objetivas. Os alunos também terão acesso a inúmeras vantagens como acompanhamento de suas notas e recebimento privado de material para alguma disciplina que tenha dificuldade. Atualmente, existem 20 milhões de usuários do aplicativo Classroom, sala de aula virtual onde serão postadas e programadas, pelos professores, os exercícios, provas, trabalhos e até mesmo fórum de dúvidas para os alunos.