18 MAI 2017
Dia do Desafio - Todos desafiados a melhorar a qualidade de vida

Você sabia que a atividade física regular pode aliviar a tensão, a ansiedade, a depressão e a raiva? O exercício aumenta o fluxo de oxigênio que afeta diretamente o cérebro. Assim, sua idade mental e a memória podem ser melhoradas com a atividade física. Então, o que falta para você levar uma vida mais saudável?

Foi dado o ponta pé inicial para mais uma edição do Dia do Desafio. É a oportunidade para todos saírem da rotina – “Você se mexe e o mundo mexe junto”. As atividades iniciam a partir da zero hora e um minuto do dia 31 de maio, todos estão convidados para a 2ª Corrida Noturna pelas ruas do Centro. O percurso é de seis quilômetros. Para quem optar pela caminhada, o percurso é de dois quilômetros.

O evento está sendo realizado pelo sistema Sesc/Fecomércio e pela Prefeitura Municipal de Viamão, através das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação. Durante todo dia 31 de maio (quarta-feira), milhões de gaúchos estão convidados a saírem da rotina por 15 minutos e praticarem atividades físicas. Neste ano, serão 493 municípios gaúchos participando do Dia do Desafio.

Sempre agendado para última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio tem por objetivo engajar e incentivar a comunidade para a prática de atividades físicas. Neste dia, entre a zero e 20 horas, a comunidade deve interromper sua rotina para praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, uma atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades, com número de habitantes semelhantes, mas com países diferentes. Neste ano, Viamão compete com Cabinas (Venezuela), cuja população é de 263.056 habitantes. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

Atividades propostas em Viamão

Corrida noturna

Horário de largada: 00h01

Local: em frente à Igreja Matriz, na Rua Daltro Filho

Distância: 6 km

Premiação: troféu e medalhas para 1°, 2° e 3° lugares geral, feminino e masculino

Caminhada noturna

Horário de largada: 00h20

Local: em frente à Igreja Matriz, na Rua Daltro Filho

Distância: 2 km

Aula de dança no Calçadão Tapir Rocha (ao lado da prefeitura)

Data: 31/05/2017

Horários: 10h e 11h45 (manhã) e 15h e 16h45 (tarde)

Local: Calçadão Tapir Rocha, ao lado da prefeitura

Aula de dança na praça da Santa Isabel

Data: 31/05/2017

Horários: 10h (manhã) e 15h (tarde)

Local: Praça da Santa Isabel

Blitz da atividade física

Horários: a partir das 8h30

Local: nos comércios locais do Centro

Blitz da atividade física

Horários: a partir das 10h

Local: nos comércios locais da Santa Isabel

Saiba mais:

– Você sabia que a prática de exercícios e da atividade física estão agora bem documentados. A atividade física regular tem a capacidade de reduzir o risco de várias doenças crônicas, bem como promover a qualidade de vida e uma sensação de bem-estar. Leva apenas 30 minutos por dia para desfrutar desses benefícios.

– Grande parte dos médicos recomendam 30 minutos de atividade moderada, mas saiba que três períodos de atividade de 10 minutos são tão benéficos para a sua saúde em geral, como uma sessão de 30 minutos.

– Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar com os filhos, dançar, cuidar do jardim, entre outros.

– Para cada hora de exercício físico regular que você começa, você vai ganhar cerca de duas horas de expectativa de vida adicional, mesmo se você não começar até a meia-idade.

– o exercício moderado, como caminhada rápida, por menos de 30 minutos por dia tem os benefícios comprovados de saúde listados acima, bem como a melhora da circulação do sangue, melhora os níveis de colesterol no sangue, previne e controla a pressão arterial elevada, previne a perda óssea, aumenta o nível de energia, ajuda a controlar o estresse, reduz doenças coronárias em mulheres de 30-40 por cento, reduz o risco de acidente vascular cerebral em 20 por cento em pessoas moderadamente ativos, e 27 por cento em uns altamente ativos.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e hoje é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

– No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir de 2006.