27 ABR 2017
Karatê Para Todos realiza a segunda troca de faixa

Na noite da última quarta-feira, dia 26, o projeto social Karatê Para Todos realizou a segunda troca de faixa, sendo esta a primeira no mesmo local de treino.  Em setembro de 2016, foi realizada a primeira troca de faixa, nas dependências do Colégio Militar, em Porto Alegre.  O exame foi realizado sob comando do Sansei Hélio Bandeira, 5º Dan.

O projeto social do aluno-instrutor Cristian de Souza (faixa marrom), e dos instrutores Julio Magno (faixa preta) e Felipe Godinho (faixa preta), iniciou em outubro de 2015 e tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), que cede o espaço e os tatames para o treino. As aulas acontecem gratuitamente no Centro Municipal de Cultura e Esporte (rua dos Açores, 951, Tarumã), nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 20h45 e aos sábados das 10h30 às 11h45.

Trocaram de faixa, branca para amarela, os karatecas Neder de Lima, Mateus Miguel, Jenifer Gabriel, Otávio Augusto, Franciely Martins, Joel Passos e Francisco Fernandes. Agora os sete fazem parte da FGK - Federação Gaucha de Karatê. Eles recebem carteirinha, certificado e uma senha onde tem acesso a uma conta que é criada em nome dos atletas. “Ser federado comprova que o atleta realmente prestou exame e está apto a passar para outro nível”, explica Souza. A próxima troca de faixa será em agosto, para os karatecas que realizaram a primeira troca em setembro.

Souza explica que o projeto começou com a necessidade pessoal de um local para dar continuidade aos treinos de karatê e para atender às pessoas que sempre tiveram vontade de praticar uma arte marcial, mas não tinham condições de pagar uma academia. “A realização deste projeto está sendo muito gratificante, mas o sucesso não vem só de mim, vem de todos que acreditaram que podia dar certo e de todos que se empenham para que o projeto continue”, explica.

Saiba mais:

Para o karateca trocar de faixa, deve haver um tempo mínimo de treino para cada faixa e apresentar o treino técnico, aplicado na aula. Ele deve apresentar uma sequência de movimentos simulando defesa e ataque com mais de um adversário, chamados de Katas, no estilo Goju-ryu. Também é avaliada a conduta dos alunos, o respeito com os colegas e professores;

– Para praticar o esporte, a idade mínima estabelecida é de sete anos e a máxima não há;

– Outro requisito base para a participação das crianças é estar estudando.

27/04/2017
Karatê Para Todos realiza a segunda troca de faixa