Na manhã de quinta-feira, dia 09 de março, uma equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apresentou, na Prefeitura de Viamão, o projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), que deve ser implantado em breve no município. O projeto tem o objetivo de agilizar os processos de abertura, fechamento e alteração de empresas, com a integração dos sistemas municipais à Rede.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Carravetta, acredita que, com a adesão ao Redesimples, o tempo viável para a abertura de uma empresa será agilizado, tornando a liberação de alvará de localização e funcionamento de empresas de baixo risco no prazo máximo de cinco dias.
Durante a reunião, ficou decidido que nos próximos dias será realizado um workshop para os servidores municipais - cujas atividades profissionais estejam relacionadas ao setor empresarial - para esclarecer os procedimentos que devem ser adotados pelo município e a preparação necessária para realizar a integração.
Para o prefeito, André Pacheco, é muito importante a parceria com o SEBRAE. "Com o Redesimples, os interessados em empreender em Viamão terão mais facilidade para abrir sua empresa. Devemos estar preparados para auxiliar os nossos empresários para que possam registrar suas empresas com mais agilidade e menos burocracia", destacou.
Além da desburocratização, o município terá outros benefícios, tais como, base de dados centralizada e compartilhada; aumento do controle dos órgãos de fiscalização; evita-se a duplicidade de exigências; a imagem da gestão municipal melhora perante o usuário; e aumento do número de formalização de empresas e negócios.
Também participaram da apresentação representantes de diversas áreas da Prefeitura, que estarão envolvidos no projeto - secretarias de Administração, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Gestão e Meio Ambiente, além de representante da Junta Comercial.