Entrando no clima do Carnaval, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), juntamente com familiares e profissionais do serviço, desfilaram no bloco carnavalesco: 'Abre Alas: que eu quero passar'. O bloco, idealizado pelos próprios usuários e pela equipe técnica, desfilou pelo primeiro ano pelas ruas do Centro, na tarde de quinta-feira (23).
Ao som de marchinhas carnavalescas, o cortejo seguiu até o Calçadão Tapir Rocha. Conforme a coordenadora de Saúde Mental de Viamão, Vanessa Bettiol, todo o processo de preparação para o Carnaval fez parte do trabalho terapêutico desenvolvido pela rede especializada da saúde mental. Dentre as atividades, estão oficinas de arte, nas quais foram confeccionadas as alegorias e fantasias utilizadas na festa. “Esse ano a novidade foi o desfile, pois a nossa intenção é divulgar o serviço mental e aproximá-lo cada vez mais da comunidade, tentando diminuir um pouco o preconceito que ainda existe”, disse a coordenadora de Saúde Mental, Vanessa Bettiol.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos profissionais e usuários dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS do município, com o apoio do Espaço de Arte Viandantes e da Liga Independente das Escolas de Samba de Viamão (LIESVI).
Saiba mais sobre o Serviços de Saúde Mental em Viamão: Atualmente, são 65 trabalhadores, que prestam, em média, 1200 atendimentos/mês na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, que inclui quatro CAPS, uma equipe itinerante e uma equipe de desinstitucionalização.
- CAPS Infantil Aquarela – avenida Bento Gonçalves, 434, Centro;
- CAPS II Casa Azul – rua Leopoldo Migues, 55, São Lucas;
- CAPS II Renascer – rua Dois de Novembro, 167, Centro;
- CAPS III Álcool e Drogas Nova Vida – avenida Bento Gonçalves, 443, Centro.