19 JAN 2017
Desconto de 30% para quitar IPTU à vista vai até dia 10 de fevereiro

Devido a atraso na logística de entrega das guias para o pagamento do IPTU 2017, a Prefeitura de Viamão está prorrogando o prazo para o contribuinte quitar o imposto. Agora o desconto de 30% para quem quitar o IPTU à vista vai até o dia 10 de fevereiro. As guias de pagamento começarão a ser enviadas para o endereço cadastrado na Prefeitura na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro. A prorrogação de 10 dias dará a folga necessária para que o carnê chegue pelo correio até o endereço do contribuinte e que ele tenha tempo suficiente para fazer o pagamento.

Quem não quiser aproveitar o desconto de 30%, ainda terá oportunidade de ganhar 15% de desconto se quitar o IPTU até o dia 24 de fevereiro, último dia útil do mês. Caso o imposto não seja quitado antecipadamente, automaticamente é parcelado em seis vezes, com vencimento no 6º dia útil de cada mês, a partir de março. Para essa modalidade de parcelamento, quem possui o IPTU anterior pago na data, terá abatimento de 10% (dez por cento), do valor total, intitulado desconto de “Bom Pagador”.

O IPTU 2017 teve uma correção de 7,39% pelo IGPM. O cadastro de imóveis também está sendo atualizado, visto que estava defasado tanto em número de imóveis, quanto ao tamanho destes. Mais de 25 mil imóveis foram visitados e estão sendo aferidos. Atualmente o valor venal dos imóveis varia de 20 a 25% do valor real. O novo Código Tributário atualizará, num prazo de 10 anos, esse percentual, chegando a quase 70% do valor de mercado. A atualização também corrigirá algumas distorções, como, por exemplo, terrenos localizados em ruas secundárias, que pagavam a mesma alíquota de terrenos em grandes avenidas.

Cabe ressaltar que o IPTU é uma das principais fontes de receita própria e gera investimentos sociais para o cidadão, como a manutenção de ruas, iluminação pública, recolhimento de lixo, limpeza urbana, entre outros serviços. Caso o cidadão não recebeu a guia para pagamento pode gerá-la e imprimi-la através do banner do IPTU no site. Selecione a opção cadastro imobiliário, coloque o número do cadastro do seu imóvel na Prefeitura, selecione a opção de cota única, ano 2017, e gere o boleto. Pronto, agora é só pagar até o dia 10 de fevereiro para ganhar o desconto de 30%.