13 JAN 2017
Westphalen vê os problemas das ERS 118 e 040 e iniciará tapa-buracos

Hoje, pela manhã, o secretário de Transportes do Estado, Pedro Westphalen, esteve em reunião com o prefeito, André Pacheco, com os secretários de Gestão e Relações Institucionais, Nilton Magalhães, e de Transporte e Trânsito, Marco Azevedo. Também acompanharam a visita o vereador Nadim Harfouche e o cirurgião Geral Eduardo Dias Lopes. O encontro deu continuidade a uma reunião ocorrida na Capital, no início deste mês de janeiro.

Westphalen veio ver de perto como está o estado da rodovia ERS 040. Um dos pontos visitados foi o entroncamento das rodovias ERS 040 e 118, onde há a previsão de construção de um viaduto, desafogando o trânsito de veículos. O secretário do Estado constatou o grande fluxo da importante rodovia que liga à BR 116 e à BR 290 e da ERS 040, que fica sobrecarregada no verão por ser via de acesso ao litoral. “Uma sinaleira foi implantada no local em maio de 2016, por solicitação da comunidade, pois o local era um dos pontos da rodovia onde mais aconteciam acidentes e era difícil a travessia. Essa não é a solução definitiva. Temos um projeto no Estado, já aprovado pelo DAER, orçado em R$ 38 milhões, em 2013”, esclarece o prefeito.

Depois, as autoridades percorreram os 11,5 quilômetros da ERS 040 que hoje estão sob o domínio do Daer. De volta ao Gabinete, o secretário de Estado sentou novamente com o prefeito, com os secretários de Gestão e Relações Institucionais e de Transporte e Trânsito e com o vereador para firmar alguns compromissos. “Temos trabalho a curto, médio e a longo prazo. A curto prazo, faremos uma operação de tapa-buracos, com início ainda este mês. A médio prazo, teremos a construção do viaduto na ERS 118, sobre a ERS 040, e, a longo prazo, finalizaremos a ERS 118 até Itapuã”, explica Westphalen.

Em conversa, o secretário de Estado irá sugerir ao governador, José Ivo Sartori, que transfira a concessão do trecho de 1,5 quilômetros da ERS 040, que hoje está sob o domínio do Daer, para a EGR para poder encurtar o prazo de construção do viaduto na ERS 118. O secretário de Gestão e Relações Institucionais esclarece que Viamão está inscrito no PAC Grandes Cidades, o que prevê uma verba de R$ 36 milhões para desafogar o trânsito na ERS 040, prevendo a construção de uma faixa exclusiva para os coletivos. Westphalen se comprometeu a acelerar a liberação do financiamento.

Depois de devidamente recapeado e sinalizado o trecho da ERS 040, do limite com Porto Alegre até a entrada para o Centro, o que totaliza 10 quilômetros, e implantada uma faixa exclusiva para os coletivos, Westphalen solicitará que estes 10 quilômetros passem a ser de domínio do município, como já aconteceu com importantes rodovias de outras cidades e citou como exemplo Bagé.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024