Viamão possui mais de 150 áreas utilizadas para o descarte irregular de lixo, prática ilegal, que a partir da Lei 4.384 de 2015 pode resultar em multa.
Um grande problema enfrentado na manutenção da cidade é a limpeza de locais públicos que são utilizados como pontos de descarte irregular de lixo, o que é ilegal. Esta prática está entre as reclamações mais registradas no Fala Cidadão da Prefeitura. E o cidadão tem motivos para denunciar, já que o acúmulo de lixo e entulhos atrai insetos, roedores e animais peçonhentos, colocando em risco a saúde, além de prejudicar o meio ambiente e provocar mau cheio.
A prefeitura mapeou mais de 150 áreas utilizadas para descarte irregular de lixo, que são limpos regularmente pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate a Endemias. Para coibir essa prática, nos locais mais críticos, também estão sendo instaladas placas, indicando que naquele local é proibido jogar lixo e entulho. Esse trabalho é educativo e tem como objetivo conscientizar a população sobre o incômodo e riscos provocados pelo descarte irregular de resíduos.
Lembrando que o descarte irregular de lixo é proibido pela legislação municipal, através da Lei Municipal Nº 4.384/2015 de Limpeza Urbana, válida em todo o território do município de Viamão, destacando-se as multas para quem realiza destino incorreto de lixo e descarte de restos de obras, móveis, etc.
Denúncias: As denúncias são acolhidas pelo serviço público do Fala Cidadão, telefone 156. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do lixo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros.