Viamão vai ampliar o atendimento em Saúde Mental com dois novos dispositivos de enfrentamento ao álcool, crack e outras drogas: uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS - AD). O investimento total das duas obras é de R$ 1,7 milhão, com recursos do Governo Federal, com contrapartida da Administração Municipal de R$ 287 mil. O prazo de entrega é julho de 2017. Nestes locais, os atendimentos irão ocorrer a partir do acolhimento a pessoas que utilizam álcool e outras drogas, com atividades desenvolvidas em oficinas e terapias de grupo, além dos atendimentos individuais.
Recentemente, o prefeito Valdir Bonatto visitou as obras que já estão em andamento na rua Dr. Valter de Azeredo, próximo à Av. Mendanha, no Centro. Para o prefeito Bonatto é muito importante garantir aos pacientes um espaço com uma infraestrutura adequada para o tratamento.
Conforme a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, estes serviços serão de extrema importância para o município, pois irá fortalecer ainda mais a linha de cuidado ofertado pelo município aos usuários dos serviços de Saúde Mental, principalmente com aqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Ela ressalta ainda que será a primeira estrutura própria dos serviços de saúde mental, com uma estrutura toda planejada, proporcionando um acolhimento ainda mais humanizado aos usuários atendidos, contemplando todas as necessidades previstas para o cuidado e reabilitação de adultos e crianças.
A Secretária destaca também, que a Unidade de Acolhimento Infantil - UAI, que está em construção em Viamão, é uma das poucas existentes no Brasil, por se tratar de um dispositivo novo, a compor a rede de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS.
Em Viamão, o cuidado ao usuário com transtorno mental é visto dentro de uma rede integrada de atenção, que passa pelas unidades de saúde, até o atendimento mais especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Atualmente são 110 trabalhadores, que prestam, em média, 1500 atendimentos/mês na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, que inclui quatro CAPS, uma equipe itinerante e uma equipe de desinstitucionalização.
Saiba mais
- A Unidade de Acolhimento Infantil (UAI) é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial que oferece acolhimento às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. O prédio da UAI terá 999 m² e será composto com salas de atendimento e de atividades individualizadas e coletivas, sala de convivência, refeitório e copa, dormitórios coletivos com banheiro, rouparia e lavanderia, enfermagem e monitoramento, dormitório de equipe, administração, recepção, sanitários e vestiários para funcionários, além de praça com brinquedos.
- O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) é um serviço de saúde mental, que oferece atendimentos diários às pessoas que sofrem de transtornos mentais graves ou pelo uso prejudicial de álcool e drogas. São lá que acontecem os acolhimentos, as avaliações e as indicações de tratamento que podem ser realizadas nas unidades de saúde, nos próprios CAPS, no hospital ou em comunidades terapêuticas. O prédio do Caps terá 939 m² e será composto de salas de atendimento e atividades individualizados e coletivos, sala de convivência, refeitório e copa, dormitórios coletivos com banheiro, rouparia, enfermagem e monitoramento, dormitório de equipe, administração, recepção sanitários e vestiários para funcionários.