Estimular o cuidado com o Planeta e investir em ações de conscientização ambiental é um trabalho de formiguinha. Requer um trabalho contínuo e muita persistência. Mudar as atitudes e a cultura de uma comunidade não é tarefa fácil, mas com a ajuda de 125 agentes, está sendo possível, expressa com alegria a professora de ciências e inglês, Renata da Rocha, da EMEF Quatorze de Setembro, ao receber o prêmio pela 3ª colocação no Estado do prêmio Escola Cidadã 2016. A solenidade aconteceu na última quinta-feira, dia 1º de dezembro, no Parque de Eventos Assis Brasil, em Esteio. O prêmio é promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e pela Cooperativa Aurora Alimentos. O "Escola Cidadã" valoriza os projetos socioambientais desenvolvidos por instituições de ensino visitadas pelo programa A Turminha da Reciclagem, em 2016, e é direcionado aos alunos da pré-escola até ao ensino fundamental.
O objetivo principal é repensar atitudes e diminuir as resistências. Durante o ano, a Escola realizou diversas atividades, como teatro, cartazes, campanhas, composteiras a partir de materiais reciclados, entre outros, tudo para diminuir a quantidade de lixo final destinado ao aterro sanitário. Todos os materiais que podiam ser reciclados ou reutilizados, foram arrecadados para ser doados a cooperativas ou vendidos. A ideia veio ao encontro da necessidade da turma do 9º ano. Os formandos precisavam de dinheiro para a formatura e levamos a ideia para os alunos fazerem uma campanha para coletar garrafa pet e latinhas de alumínio. Eles, então, criaram uma campanha, a família Pet'Lumínio, com personagens que podiam ser colecionados, explica Renata. Já, o lixo orgânico recebeu como destino a compostagem.
O maior desafio durante o Projeto seria modificar os hábitos e ainda conquistar os alunos a também fazerem parte desta mudança. Diminuir o lixo, reaproveitar e reutilizar materiais, inclusive os recicláveis, economizar a luz, recolher folhas utilizadas, poupar o papel toalha, limpar os ambientes e mantê-los agradáveis, foram ações que fizeram a diferença. Quando pensamos em aproveitar algo que vai para o lixo, logo imaginamos sujeira e bagunça. Não foi assim em nossa escola. Conseguimos ser ponto de coleta de recicláveis e nossos alunos participaram e gostaram. Participar do prêmio pela primeira vez e conquistar o terceiro lugar, concorrendo com outras escolas do Rio Grande do Sul, foi uma honra. Acredito que estamos no caminho certo e continuaremos esta campanha, assegura a diretora da EMEF Quatorze de Setembro, Aline Fraga.
Família Pet'Lumínio
Os estudantes do 9º ano fizeram o desenho, uma amiga designer gráfico os digitalizou e eles acabaram virando adesivos colecionáveis. Ao total são cinco adesivos diferentes. Vinte unidades de garrafas pet ou latinhas de alumínio, podem ser trocados por um adesivo. A Família Pet'Lumínio é composta por: Pet'léia, a filha caçula; Lacrécia, a mãe; Lat'lumínio, o pai; Petrônio, o filho adolescente; e, Porpet, o animal mascote. Os personagens também viraram bonecos confeccionados a partir de materiais reciclados. No mês de outubro nós propomos uma gincana com todos os 125 alunos, na qual 50 unidades de garrafas Pet e de latinhas de alumínio podia concorrer a um ingresso para assistir ao filme Trolls, no cinema Santa Isabel, conta Renata. Nesta campanha foram contemplados 42 alunos que arrecadaram mais unidades de Pet e alumínio. A ida ao cinema aconteceu na primeira semana de novembro. Desses materiais arrecadados, as tampinhas das garrafas Pet e os lacres das latinhas de alumínio estão sendo separados para integrar outra campanha, para as entidades assistenciais que arrecadam estes materiais para trocar por cadeiras de rodas. Na cerimônia de premiação, a aluna Érica Cardoso representou todos os seus colegas do 9º ano.
TerraCycle
Outra campanha em prol do meio ambiente que a escola integra é o TerraCycle, promovido pelas empresas: 3M, com arrecadação de esponjas de limpeza de uso doméstico e embalagens; Colgate, com arrecadação de tubos e escovas de dentes (não importa a marca), assim como as suas respectivas embalagens; e, Faber Castell, com arrecadação de resíduos de lápis, canetas e outros materiais escolares. O programa TerraCycle proporciona um destino nobre para os materiais descartados e a oportunidade de arrecadar dinheiro para a escola.
Com esse engajamento, todas as ações foram reconhecidas e a EMEF Quatorze de Setembro conquistou o terceiro lugar no Estado e como prêmio recebeu uma máquina fotográfica digital e um troféu. Foi um dia de trocas, emoção e felicidade em ver o reconhecimento das nossas ações e de todas as escolas participantes. Todos nós somos vitoriosos quando fazemos a diferença, expressa a diretora Aline.
E para finalizar o ano letivo, as turmas confraternizarão um amigo secreto. Mas este amigo secreto é diferente. Todos os participantes darão como presente algo confeccionado por eles ou algo que tenham e que não usem mais, mas que esteja em perfeitas condições de uso para outra pessoa. Com essa brincadeira, não estamos incentivando o consumismo e, ao mesmo tempo, estamos contribuindo com o futuro do Planeta, encerra a professora de ciências e de inglês.
Saiba mais:
O programa "A Turminha da Reciclagem" é desenvolvido desde 2001 nas escolas de ensino fundamental das redes de educação pública e privada. A ação visa conscientizar as crianças e a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente, de fazer a reciclagem do lixo, o reaproveitamento de materiais recicláveis e da preservação dos recursos naturais. São avaliados a relevância do projeto, a criatividade, o envolvimento da comunidade externa, o envolvimento dos alunos e professores, o impacto das ações realizadas e a perspectiva de continuidade.