Na manhã de sábado (19), as escolas do município realizaram exposição dos seus trabalhos acadêmicos em homenagem à Semana da Consciência Negra. Foi o último sábado letivo do ano. Teve escola que comemorou seu aniversário e teve outras que aproveitaram a oportunidade para apresentar a mostra de projetos, como o caso das que participam do projeto Escolas Inovadoras.
A EMEF Jardim Outeiral, que está inovando na área musical, trabalhou vários estilos de música e dança no tema da consciência negra. Fez apresentações de teatro, passos de dança com movimento Black Power dos anos 60, coral Sorriso Negro, arte de rua e bonecos gigantes.
Na EMEF Santa Isabel, além da exposição dos trabalhos, os alunos da educação infantil apresentaram um teatro sobre as formigas. Na EMEF Getúlio Vargas, localizada no bairro Florescente, os alunos apresentaram seus trabalhos que incluiu danças afrodescendentes e uma exposição de luminárias que eles próprios criaram. A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cleo Sörgen, destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas. As escolas inovadoras estão cada vez mais evoluindo. A determinação dos alunos, em parceria com os professores, é algo impressionante. Os trabalhos estão excelentes, finaliza Cleo. Acompanharam a visita as assessoras da Fundação Telefônica Vivo, que puderam prestigiar os trabalhos e fazer um acompanhando do projeto.
SAIBA MAIS
Viamão começou a inovar em agosto de 2013, quando a EMEF Zeferino Lopes de Castro se inseriu no projeto Escolas Rurais Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação está proporcionando a inovação a mais oito escolas. Destas, duas trabalham a robótica: EMEF São Jorge e EMEF Jerônimo Porto. Outras duas estão trabalhando o meio ambiente: EMEF Frei Pacífico e EMEI Cisne Branco. A EMEF Presidente Getúlio Vargas, que trabalha a arte, a EMEF Jardim Outeiral, que trabalha a musicalidade, a EMEF Felisberto da Costa Nunes, com a vivências do e no campo, e a EMEF Santa Isabel, que trabalha com as tecnologias.