A programação de quarta-feira (16) do 4º Festival Viamonense de Teatro Estudantil contou com quatro sessões que atraiu grande público ao Salão Paroquial da Igreja da Santa Isabel. Alunos de várias escolas da rede municipal prestigiaram o evento, que segue até sábado (19/11). Ao todo serão 17 espetáculos teatrais voltados ao público adulto e infanto-juvenil encenados gratuitamente em Viamão.
Na primeira apresentação do dia, realizada no período da manhã, as crianças puderam prestigiar o teatro infantil A Rainha que não sorria, do Grupo de Teatro da Escola Rui Barbosa, da cidade de Três Coroas. A peça fala de Miguel, um personagem que acredita em contos de fadas e narra para sua avó a história de uma rainha que não sorria, e que daria milhões de cruzeiros a quem conseguisse fazê-la sorrir.
À tarde foi a vez do Grupo Teatral 'O que der na Telha', da cidade de Capão da Canoa, que trouxe a peça 'A história de Henrique que não ficava feliz e estava sempre triste' uma adaptação do conto Henrique, de origem medieval. A peça conta a história de um menino de 12 anos que nunca fica satisfeito com a sua vida e exige de seus pais muitos brinquedos para satisfazê-lo, sendo que nada o agrada por muito tempo.
Também no período da tarde, o Grupo Teatral 24 Horas, de Osório, trouxe o espetáculo infantil 'Joaquim e Joaquina, uma história de amor', que utiliza a mímica e a linguagem clown (palhaço). O diretor da peça, Gabriel Picinato, ressaltou que é a primeira apresentação do grupo e do espetáculo em Festivais. A ideia desta peça foi uma construção coletiva do grupo. Queremos transmitir a mensagem que não existe uma fórmula perfeita para o amor e que, apesar das diversidades do dia a dia, é nos momentos mais improváveis que podemos encontrar o grande amor da nossa vida. Por mais que tenhamos defeitos, assim como os personagens da peça, a mistura de personalidades é que dá a magia e a poesia para tudo isso.
Encerrando a programação de quarta-feira, no turno da noite, o Grupo Skáta Escola Galpão das Artes, de Canoas, apresentou o espetáculo adulto (IN) Sônia, que é uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, com fragmentos de novos autores como Beckett, Calvino,Wally Salomão, Ziraldo e referências bíblicas que ajudam a reconstruir o universo da menina assassinada aos 15 anos.
Depois de cada sessão, ocorrem os debates técnicos com os atores, direção, jurados e público. Para esta edição, o núcleo de jurados é formado pelo diretor e professor de teatro, Plínio Mósca; pela jornalista, crítica teatral e Mestra em Artes Cênicas pela UFRGS, Helena Maria Mello; pela atriz, dramaturga, Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS e servidora da Secretaria Estadual da Cultura, Stella Bento; e ator, diretor, coordenador de debate dos principais festivais de teatro do RS, representante do IEACEN Cênicas, servidor da Secretaria Estadual da Cultura e vencedor de diversos Prêmios Açorianos de teatro, Mauro Soares.
O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Grupo Teatral Leva Eu e Grupo Experimental de Teatro, com apoio do IEACEN - Instituto Estadual de Artes Cênicas e Serviço Social do Comércio - Sesc Viamão. O objetivo do evento é fomentar e promover o desenvolvimento das artes cênicas no município, além de proporcionar o intercâmbio cultural entre grupos de teatro.
Abertura Oficial - A abertura oficial do evento também aconteceu na noite de quarta-feira (16). Na oportunidade, a Bacharel em Artes Cênicas pela UFRGS, servidora da Secretaria Estadual da Cultura, e jurada do Festival, Stella Bento, parabenizou os organizadores e participantes do Festival, que evidencia os trabalhos de diversas companhias de teatros do RS. Em sua fala, o secretário da SMC, Luciano Alves, também ressaltou a importância da presença dos grupos participantes que vem até Viamão levar a arte cênica até às pessoas, que muitas vezes não tem oportunidade de ir ao teatro.
Programação:
SEXTA-FEIRA (18/11):
9h Adulto - A Farsa do Boi Bumbá - Grupo: O.T.C Cia Teatrando - Direção: Cássio Schonarth - Cidade: Estância Velha/RS
Local: Salão Paroquial da Igreja da Santa Isabel
14h Infantil - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Grupo: Teatro Sagrado Escola Sagrado Coração de Jesus - Direção: Marlon Britto - Cidade: Rio Grande/RS
Local: Salão Paroquial da Igreja da Santa Isabel
15h30 Infantil - TAN TAN Uma história de amores & Clowns - Grupo: O.T.C Oficina de Teatro do Clack - Direção: Cássio Schornath - Cidade: Estância Velha/RS
Local: Salão Paroquial da Igreja da Santa Isabel
20h Adulto - João, Maria e o desconhecido mundo lá fora - Grupo Teatral de Oficina da Cultura - Direção: Jeferson Hertzog - Cidade: Osório/RS
Local: Salão Paroquial da Igreja da Santa Isabel
SÁBADO (19/11):
9h Adulto - Ella, Alma e Tempo... - Grupo Convidado: Espaço de Arte Viandantes - Direção: Niltamara Gomes - Cidade: Viamão/RS
Local: Espaço de Arte Viandantes
19h - Cerimônia de encerramento e premiação
Local: Escola Estadual Setembrina
A Rainha que não sorria, do Grupo de Teatro da Escola Rui Barbosa, da cidade de Três Coroas.
Grupo Teatral 'O que der na Telha', da cidade de Capão da Canoa, que trouxe a peça 'A história de Henrique que não ficava feliz e estava sempre triste'.
Grupo Teatral 'O que der na Telha', da cidade de Capão da Canoa, que trouxe a peça 'A história de Henrique que não ficava feliz e estava sempre triste'.
O Grupo Teatral 24 Horas, de Osório, trouxe o espetáculo infantil 'Joaquim e Joaquina, uma história de amor', que utiliza a mímica e a linguagem clown (palhaço).
O Grupo Skáta Escola Galpão das Artes, de Canoas, apresentou o espetáculo adulto (IN) Sônia, que é uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues.
Depois de cada sessão, ocorrem os debates técnicos com os atores, direção, jurados e público.
Alunos de várias escolas da rede municipal prestigiaram o evento.
A abertura oficial do evento também aconteceu na noite de quarta-feira (16).