O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Viamão vem recebendo regularmente a visita de órgãos públicos de governos municipais e estaduais, além de entidades internacionais, que buscam conhecer o trabalho realizado na cidade. Desta vez, Viamão recebeu a visita de representantes do Governo do Estado de Alagoas, que vieram conhecer a experiência exitosa de Viamão na gerência do PIM, sua metodologia e ações de atendimento, pois estão em fase de implantação de um programa de visitação domiciliar para crianças, em todo o Estado de Alagoas.
É bom lembrar que além do Estado de Alagoas, em outras oportunidades, o PIM de Viamão recebeu a visita de representantes de órgãos nacionais e internacionais, tais como: do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA); da Universidade de Nebrasca (Estados Unidos); dos Estados do Acre e do Amazonas; dos municípios de Rio Branco e Manaus; do organismo internacional United Way Brasil; e do Ministério da Saúde (MS).
Durante a visita, a equipe de Alagoas foi recebida na sede da SMS, pela secretária de Saúde, Sandra Sperotto, e pela coordenadora da Estratégia de Saúde da Família e também coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM), Michele Galvão.Durante a visita, a secretária da SMS apresentou alguns dados sobre o município, ela também explicou como foi a implantação do PIM em Viamão e como está sendo a experiência nesses três anos de existência. A secretária explicou também que em Viamão, o PIM está sendo desenvolvido através das Políticas Públicas Integradas, pela articulação e integração das ações entre as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social.
Na sequência, ocorreu uma visita na UBS Augusta Marina, onde realizaram visitas domiciliares junto com os visitadores, para que fosse possível mostrar na prática a atuação do PIM de Viamão. O atendimento às famílias são realizados por equipes de estagiários das áreas de Saúde, Educação e Serviço Social. O PIM foi instituído inicialmente na Região das Augustas porque concentra os maiores índices de vulnerabilidade social do município. Um diferencial do Programa é que ele se desenvolve por meio de visitações domiciliares realizadas em articulação entre visitador e Agente Comunitário de Saúde (ACS), com a proposta de trabalhar o desenvolvimento das crianças e gestantes junto de suas famílias.
Também participaram do encontro: Joyce Amorim, Assessora da Primeira Dama do Estado de Alagoas; Maria Lucineide Paulo da Silva, Supervisora de Cuidados a Mulher, Criança e Adolescente (Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas); Aline Rodrigues dos Santos, Superintendente de Assistência Social (Secretaria Estadual de Assistência Social de Alagoas); Maria Margareth Tenório, Professora/Técnica Pedagógica (Secretaria Estadual da Educação de Alagoas); e Kelly Cristine Cunha, consultora técnica regional do PIM/RS.
Saiba mais: O Programa Primeira Infância Melhor atende famílias com crianças de zero a seis anos incompletos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O PIM foi implantado no município de Viamão em 2013 e, atualmente, está com 33 visitadores ativos, atendendo quase 400 famílias da região das Augustas. Em Viamão, o PIM é desenvolvido pela Prefeitura, através das Políticas Públicas Integradas, pela articulação e integração das ações entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), e em parceria com a equipe do Primeira Infância Melhor (PIM) do governo estadual.